>Pessoas

Professores

Maíra Machado Martins

Currículo Lattes / CNPq

Doutora em Planejamento Urbano e Urbanismo pelo Instituto Francês de Urbanismo (IFU), Université Paris-Est (2011).
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Mestrado (Master) em Urbanismo pelo Instituto de Urbanismo de Paris (IUP), Université Paris XII (2005).
Realizou estágio de Pós-doutorado pelo CNPq, de 2013 a 2015, na área de Antropologia Urbana (UFF).

Pesquisadora do Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro), IFCS/UFRJ e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/InEAC-UFF).
Pesquisadora associada do Laboratoire de Recherche en Études Urbaines LAB’URBA, École d'Urbanisme de Paris, Université Paris-Est.

Professora das disciplinas de Urbanismo (ARQ1003), Sócio-Antropologia Urbana (ARQ1354) e A Ideia de Cidade (ARQ2103-PPGArq) do DAU/PUC-RJ.

Autora do livro “Habiter une ancienne usine à Rio de Janeiro: les invasões de l’Avenida Brasil”, que apresenta a pesquisa etnográfica desenvolvida em ocupações de galpões de produção abandonados na Avenida Brasil e reconvertidos em moradia pelo próprios habitantes. Denominadas de “condomínios populares” devido à configuração espacial e organização interna que apresentam, estas formas alternativas de moradia trazem à tona questões sobre os sistemas de poder, os conflitos internos e as apropriações do lugar pelos seus moradores. Através de uma perspectiva comparada com a favela e o squats europeus, analisamos o espaço construído em relação com o espaço social e o espaço urbano, onde a arquitetura e o acesso à cidade são reveladores de práticas sociais e estratégias próprias à informalidade.

Áreas de atuação: Antropologia Urbana, Planejamento Urbano e Habitação Popular e Informal, aplicadas ao desenvolvimento de pesquisa cientifica, à atividade docente e à consultoria em projetos.

Disciplinas:
URBANISMO
Cartografias da memória e construção de lugares nos espaços da Maré
Práticas e lares: transformações do espaço de moradia em conjuntos habitacionais e ocupações na cidade do Rio de Janeiro
Condomínios Populares da Avenida Brasil: a construção do espaço social em ocupações na cidade do Rio de Janeiro

« voltar