Departamento de Arquitetura e Urbanismo PUC-Rio

Tiago Tardin Abdelhay

Professor
tiago.tardin@puc-rio.br

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / FAU-UFRJ (2006) e mestrado em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo / PROURB-FAU-UFRJ (2011).

Disciplinas

ART1028
Pensamento gráfico como processo de comunicação: pensamento gráfico aplicado à arquitetura. Introdução aos sistemas de projeção: ortográfico, oblíquo e cônico; projeção ortográfica: plantas, cortes e elevações. Escalas de representação e convenções gráficas vinculadas às etapas do projeto arquitetônico. Instrumentos, técnicas de desenho e normas de representação.

Sala

IMA0

Professor(es)

Dely Bentes, Silvio Dias, Tiago Tardin Abdelhay

ARQ1105
Cidade, história e memória arquitetônica. Do restauro à conservação, preservação e recuperação de patrimônio histórico-cultural. Noções de restauração arquitetônica. Refuncionalização e reutilização de espaços arquitetônicos e de edificações subutilizadas. Reciclagem nos elementos construtivos. Compatibilização de novas técnicas construtivas e novos materiais com técnicas e materiais tradicionais. A recuperação de centros históricos. O Projeto de Revitalização e Reutilização aborda os espaços de importância simbólica e histórica da cidade com possibilidade de aproveitamento para usos adequados ao tempo presente. Verifica a possibilidade da valorização de uma área por meio da intervenção em uma edificação em mau estado ou abandonada. São estudados programas variados enfocando o confronto e a integração entre elementos compositivos históricos e contemporâneos. A análise da ação do tempo sobre o objeto arquitetônico, sobre sua transformação e adaptação à realidade atual é realizada visando tanto à preservação quanto à renovação.

Sala

IMA1

Professor(es)

Marcelo Bezerra, Cláudia Escarlate, Geraldo Filizola, Hermano Freitas, João Calafate, Luis Candido Campos, Roberto Anderson, Rodrigo Macedo, Silvio Dias, Tiago Tardin Abdelhay

ARQ1104
Projeto do Espaço Coletivo trata dos espaços dedicados ao público, dentro de um contexto que relaciona as pessoas e o espaço coletivo, e analisa os locais de uso comum como praças, parques, áreas de lazer, escolas, estádios, estações de transportes, salas de espetáculos, espaços culturais, mercados etc. A disciplina discute o papel das cidades como promotoras da ocupação do espaço público em contraponto ao privado, além dos processos de ocupação e construção de identidade que estes espaços exigem no âmbito da cultura.

A disciplina ARQ 1104 tem como tema, mais do que o espaço coletivo, o espaço público. Seu principal objetivo é promover a reflexão sobre aquilo que distingue a arquitetura pública da arquitetura privada. Para tanto, são desenvolvidas duas linhas de exercícios projetuais: (1) projetos com ênfase nos sistemas estruturais e em métodos construtivos, cujos programas têm um perfil eminentemente público, como é o caso da Midiateca com praça pública e espaços de convivência coletiva; (2) projetos de espaços coletivos, como é caso da Escola de Dança. Os temas a serem explorados no primeiro exercício são: acessibilidade universal, modulação, reprodutibilidade, flexibilidade, adaptabilidade, pré-fabricação e tratamento de áreas livres, e no segundo exercício: relação com o entorno, verticalização, empilhamento, cubagem, prumadas, organização de fluxos e racionalização construtiva.

Sala

IMA2

Professor(es)

Otavio Leonidio, Laís Bronstein, Roberio Catelani, Pedro Lobão, Felipe Rio Branco, Adriano Mendonça, Tiago Tardin Abdelhay, Raul Bueno, Mariana Vieira

ARQ1103
O projeto do espaço do trabalho se ocupa dos espaços onde são desenvolvidas atividades produtivas. Discute, através da prática projetual, atividades funcionais nos espaços especializados dos empreendimentos. O conceito de “produção de trabalho”, sua formalização e inserção no espaço público e no espaço privado. Análise de obras similares ao programa dado. Durante a prática projetual são abordadas e desenvolvidas questões relativas a conceituação, significação e proposições de ocupação do espaço. A disciplina é exercida por grupos que se reúnem em torno de propostas pré-elaboradas, partindo de questionamentos avalizados que norteiam o desenvolvimento do trabalho. Participam dos grupos de trabalhos: os alunos, os professores das matérias de projeto que atuam na coordenação e supervisão, os professores das áreas de conteúdo básico, que interferem segundo suas especialidades, e técnicos de laboratório que asseguram assistência tecnológica.

Sala

IMA1

Professor(es)

Laís Bronstein, Roberio Catelani, Pedro Lobão, Nanda Eskes, Alziro Carvalho Neto, Monica Aguiar, Tiago Tardin Abdelhay, Mariana Vieira, Israel Nunes