Contexto arquitetônico e linguagem arquitetônica. Escala, proporção, elementos arquitetônicos e análises gráficas. Volumes e modelo tridimensional. Composição e intenção. Referenciais arquitetônicos. Introdução à prática de projeto.
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Análise e projeto do espaço arquitetônico residencial. Estudo da forma e volumetria. O habitar, o morar. Estar, descansar, produzir, recrear no âmbito da residência. Organização e estruturação do espaço na escala da habitação. Estudo das relações da edificação residencial com o sítio e o entrono, observando características físicas, tipológicas, proporção e escala. Fluxos, circulação e conexões nos ambientes internos e entre estes e os externos. Continuidade dos estudos realizados em Introdução ao Projeto (ARQ1101), aprofundando aspectos como: estudo da forma e volumetria, análise do espaço arquitetônico, organização e estruturação do espaço. O estudo das relações espaciais e proporções entre os setores, ambientes e o espaço exterior de uma residência. O estudo do dimensionamento do espaço residencial, setores e ambientes, através da utilização crítica e concreta do espaço e do mobiliário pela análise de exemplos reais visitados, levantamento e reconhecimento dos próprios espaços de moradia e incentivo à busca de cada aluno dessas noções. As relações do objeto arquitetônico com o sítio e entorno imediato, observando tipologia, proporção, escala e características físicas orientação solar, topografia, existência de cursos d'água, vegetação, construções vizinhas, entre outros. Noções de metodologia projetual e cronograma para evolução. Noções iniciais de estrutura.
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Introdução do aluno no desenho de arquitetura assistido por computador e em aplicativos do tipo cad (computer aided design) específicos. Capacitação do aluno no uso de tecnologias de informática para criação, avaliação, compreensão, comunicação e apresentação de projetos de arquitetura e urbanismo. Conceitos básicos de computação gráfica e modelagem tridimensional. Computação gráfica e processo de projeto. Desenho e projeto em 2D (plantas baixas) e 3D (maquetes virtuais). Distribuição e organização do desenho em níveis de informação. Blocos de bibliotecas. Visualização em 3D. Ferramentas de apresentação e princípios de animação. Computação e multimídia aplicadas à simulação de ambientes construídos.
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