Departamento de Arquitetura e Urbanismo PUC-Rio

Monica Aguiar

Supervisora da Área de Tecnologia | Titular da Comissão NDE
monicaaguiar@puc-rio.br

Graduação em Engenharia Civil: UFF 1981

Pós-graduação em Tecnologias no Ensino Superior: PUC- Rio 2014

Mestrado em Arquitetura: PUC-Rio 2018

Doutorado em História: PUC-Rio 2023

Atuação em Projetos Estruturais desde 1981

Sócia do escritório técnico Justino Vieira Monica Aguiar Projetos Estruturais s/c desde 1983

Disciplinas

ARQ1320
TOP ESP EM ARQUITETURA V

Deepen critical and analytical capacity, in addition to stimulating design practice linked to the constructive aspects of architecture.

Sala

IMA0

Professor(es)

Monica Aguiar

ARQ1362
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUITETURA XLVII

A tectônica pertence aos fundamentos de uma arquitetura que se articula como cultura e presença e que se expressa na forma construtiva, estrutural e material na criação do espaço arquitetônico. O propósito da disciplina é investigar os conceitos que embasam as decisões tectônicas de projeto, por meio da análise de edificações de referência no âmbito da arquitetura, construídas em épocas e locais variados, segundo a abordagem proposta por Kenneth Frampton e outros autores.



Sala

Virtual

Professor(es)

Monica Aguiar

ARQ1101
Contexto arquitetônico e linguagem arquitetônica. Escala, proporção, elementos arquitetônicos e análises gráficas. Volumes e modelo tridimensional. Composição e intenção. Referenciais arquitetônicos. Introdução à prática de projeto.

Sala

IMA1

Professor(es)

Alder Catunda, Amalia Giacomini, Antonyony Carlos Jordão Heitor, Dely Bentes, Fernando Espósito Galarce, Glaucia Fonseca, Hermano Freitas, Luciano Alvares, Luis Candido Campos, Marco Antônio Matilde de Azevedo, Monica Aguiar

ARQ1103
O projeto do espaço do trabalho se ocupa dos espaços onde são desenvolvidas atividades produtivas. Discute, através da prática projetual, atividades funcionais nos espaços especializados dos empreendimentos. O conceito de “produção de trabalho”, sua formalização e inserção no espaço público e no espaço privado. Análise de obras similares ao programa dado. Durante a prática projetual são abordadas e desenvolvidas questões relativas a conceituação, significação e proposições de ocupação do espaço. A disciplina é exercida por grupos que se reúnem em torno de propostas pré-elaboradas, partindo de questionamentos avalizados que norteiam o desenvolvimento do trabalho. Participam dos grupos de trabalhos: os alunos, os professores das matérias de projeto que atuam na coordenação e supervisão, os professores das áreas de conteúdo básico, que interferem segundo suas especialidades, e técnicos de laboratório que asseguram assistência tecnológica.

Sala

IMA1

Professor(es)

Laís Bronstein, Roberio Catelani, Pedro Lobão, Nanda Eskes, Alziro Carvalho Neto, Monica Aguiar, Tiago Tardin Abdelhay, Mariana Vieira, Israel Nunes

ARQ1102
Análise e projeto do espaço arquitetônico residencial. Estudo da forma e volumetria. O habitar, o morar. Estar, descansar, produzir, recrear no âmbito da residência. Organização e estruturação do espaço na escala da habitação. Estudo das relações da edificação residencial com o sítio e o entrono, observando características físicas, tipológicas, proporção e escala. Fluxos, circulação e conexões nos ambientes internos e entre estes e os externos. Continuidade dos estudos realizados em Introdução ao Projeto (ARQ1101), aprofundando aspectos como: estudo da forma e volumetria, análise do espaço arquitetônico, organização e estruturação do espaço. O estudo das relações espaciais e proporções entre os setores, ambientes e o espaço exterior de uma residência. O estudo do dimensionamento do espaço residencial, setores e ambientes, através da utilização crítica e concreta do espaço e do mobiliário pela análise de exemplos reais visitados, levantamento e reconhecimento dos próprios espaços de moradia e incentivo à busca de cada aluno dessas noções. As relações do objeto arquitetônico com o sítio e entorno imediato, observando tipologia, proporção, escala e características físicas orientação solar, topografia, existência de cursos d’água, vegetação, construções vizinhas, entre outros. Noções de metodologia projetual e cronograma para evolução. Noções iniciais de estrutura.

Sala

IMA1

Professor(es)

Alder Catunda, Antonio Sena, Antonyony Carlos Jordão Heitor, Caio Calafate, Dely Bentes, Fernando Minto, Luciano Alvares, Marco Antônio Matilde de Azevedo, Monica Aguiar, Roberio Catelani, Silvio Dias

Publicações