TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUITETURA XLVII
A tectônica pertence aos fundamentos de uma arquitetura que se articula como cultura e presença e que se expressa na forma construtiva, estrutural e material na criação do espaço arquitetônico. O propósito da disciplina é investigar os conceitos que embasam as decisões tectônicas de projeto, por meio da análise de edificações de referência no âmbito da arquitetura, construídas em épocas e locais variados, segundo a abordagem proposta por Kenneth Frampton e outros autores.
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TOP ESP EM ARQUITETURA V
Deepen critical and analytical capacity, in addition to stimulating design practice linked to the constructive aspects of architecture.
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Contexto arquitetônico e linguagem arquitetônica. Escala, proporção, elementos arquitetônicos e análises gráficas. Volumes e modelo tridimensional. Composição e intenção. Referenciais arquitetônicos. Introdução à prática de projeto.
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IMA1
Análise e projeto do espaço arquitetônico residencial. Estudo da forma e volumetria. O habitar, o morar. Estar, descansar, produzir, recrear no âmbito da residência. Organização e estruturação do espaço na escala da habitação. Estudo das relações da edificação residencial com o sítio e o entrono, observando características físicas, tipológicas, proporção e escala. Fluxos, circulação e conexões nos ambientes internos e entre estes e os externos. Continuidade dos estudos realizados em Introdução ao Projeto (ARQ1101), aprofundando aspectos como: estudo da forma e volumetria, análise do espaço arquitetônico, organização e estruturação do espaço. O estudo das relações espaciais e proporções entre os setores, ambientes e o espaço exterior de uma residência. O estudo do dimensionamento do espaço residencial, setores e ambientes, através da utilização crítica e concreta do espaço e do mobiliário pela análise de exemplos reais visitados, levantamento e reconhecimento dos próprios espaços de moradia e incentivo à busca de cada aluno dessas noções. As relações do objeto arquitetônico com o sítio e entorno imediato, observando tipologia, proporção, escala e características físicas orientação solar, topografia, existência de cursos d'água, vegetação, construções vizinhas, entre outros. Noções de metodologia projetual e cronograma para evolução. Noções iniciais de estrutura.
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IMA1
O projeto do espaço do trabalho se ocupa dos espaços onde são desenvolvidas atividades produtivas. Discute, através da prática projetual, atividades funcionais nos espaços especializados dos empreendimentos. O conceito de "produção de trabalho", sua formalização e inserção no espaço público e no espaço privado. Análise de obras similares ao programa dado. Durante a prática projetual são abordadas e desenvolvidas questões relativas a conceituação, significação e proposições de ocupação do espaço. A disciplina é exercida por grupos que se reúnem em torno de propostas pré-elaboradas, partindo de questionamentos avalizados que norteiam o desenvolvimento do trabalho. Participam dos grupos de trabalhos: os alunos, os professores das matérias de projeto que atuam na coordenação e supervisão, os professores das áreas de conteúdo básico, que interferem segundo suas especialidades, e técnicos de laboratório que asseguram assistência tecnológica.
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IMA1
Projeto do Espaço Coletivo trata dos espaços dedicados ao público, dentro de um contexto que relaciona as pessoas e o espaço coletivo, e analisa os locais de uso comum como praças, parques, áreas de lazer, escolas, estádios, estações de transportes, salas de espetáculos, espaços culturais, mercados etc. A disciplina discute o papel das cidades como promotoras da ocupação do espaço público em contraponto ao privado, além dos processos de ocupação e construção de identidade que estes espaços exigem no âmbito da cultura.
A disciplina ARQ 1104 tem como tema, mais do que o espaço coletivo, o espaço público. Seu principal objetivo é promover a reflexão sobre aquilo que distingue a arquitetura pública da arquitetura privada. Para tanto, são desenvolvidas duas linhas de exercícios projetuais: (1) projetos com ênfase nos sistemas estruturais e em métodos construtivos, cujos programas têm um perfil eminentemente público, como é o caso da Midiateca com praça pública e espaços de convivência coletiva; (2) projetos de espaços coletivos, como é caso da Escola de Dança. Os temas a serem explorados no primeiro exercício são: acessibilidade universal, modulação, reprodutibilidade, flexibilidade, adaptabilidade, pré-fabricação e tratamento de áreas livres, e no segundo exercício: relação com o entorno, verticalização, empilhamento, cubagem, prumadas, organização de fluxos e racionalização construtiva.
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IMA2
Apoio na definição do tema a ser desenvolvido no projeto final. Apoio na pesquisa e elaboração da proposta. Conceituação do objeto da proposta, justificativa, embasamento teórico. Definição da banca examinadora. A proposta deverá ser aprovada.
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IMA1
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Alder Catunda, Flaviana Raynaud, Celso Rayol, Carlos Eduardo Spencer, Pedro Évora, Moema Loures, Pedro Lobão, Nanda Eskes
Pensamento gráfico como processo de comunicação: pensamento gráfico aplicado à arquitetura. Introdução aos sistemas de projeção: ortográfico, oblíquo e cônico; projeção ortográfica: plantas, cortes e elevações. Escalas de representação e convenções gráficas vinculadas às etapas do projeto arquitetônico. Instrumentos, técnicas de desenho e normas de representação.
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IMA0
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