Doutora em Teoria e História da Arquitetura – Universitat Politecnica de Catalunya (ETSAB, UPC, 2002);
Graduação em Arquitetura – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987);
Mestrado em Arquitetura – Universidade de São Paulo (1996)
Doutora em Teoria e História da Arquitetura – Universitat Politecnica de Catalunya (ETSAB, UPC, 2002);
Graduação em Arquitetura – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987);
Mestrado em Arquitetura – Universidade de São Paulo (1996)
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUITETURA XI
(Pré-requisito: ARQ1005)
.
A disciplina irá analisar um conjunto de obras de arquitetura das últimas três décadas, a partir de reflexões do campo da teoria e da crítica. A interpretação da produção arquitetônica
desses anos será aproximada segundo distintos eixos conceituais, de maneira a oferecer um instrumental crítico para a abordagem do projeto e sua relação com a cidade.
Sala
IMA0
Professor(es)
Investigação das duas noções principais que sustentam o desenvolvimento da arquitetura na modernidade: a forma e o espaço modernos. A formação da imagem no barroco. Contexto da emergência do fenômeno da modernidade cultural, social e técnica. A Revolução Industrial e as transformações na arquitetura. Abordagem das obras paradigmáticas e da poética dos principais protagonistas do movimento moderno. Pressuposto da integração das artes a partir das vanguardas artísticas, com os problemas da pintura e da escultura ligados aos da forma e do espaço arquitetônicos.
Dia da semana e horários
Sala
L122 | L222
Professor(es)
O projeto do espaço do trabalho se ocupa dos espaços onde são desenvolvidas atividades produtivas. Discute, através da prática projetual, atividades funcionais nos espaços especializados dos empreendimentos. O conceito de "produção de trabalho", sua formalização e inserção no espaço público e no espaço privado. Análise de obras similares ao programa dado. Durante a prática projetual são abordadas e desenvolvidas questões relativas a conceituação, significação e proposições de ocupação do espaço. A disciplina é exercida por grupos que se reúnem em torno de propostas pré-elaboradas, partindo de questionamentos avalizados que norteiam o desenvolvimento do trabalho. Participam dos grupos de trabalhos: os alunos, os professores das matérias de projeto que atuam na coordenação e supervisão, os professores das áreas de conteúdo básico, que interferem segundo suas especialidades, e técnicos de laboratório que asseguram assistência tecnológica.
Dia da semana e horários
Sala
IMA1
Projeto do Espaço Coletivo trata dos espaços dedicados ao público, dentro de um contexto que relaciona as pessoas e o espaço coletivo, e analisa os locais de uso comum como praças, parques, áreas de lazer, escolas, estádios, estações de transportes, salas de espetáculos, espaços culturais, mercados etc. A disciplina discute o papel das cidades como promotoras da ocupação do espaço público em contraponto ao privado, além dos processos de ocupação e construção de identidade que estes espaços exigem no âmbito da cultura.
A disciplina ARQ 1104 tem como tema, mais do que o espaço coletivo, o espaço público. Seu principal objetivo é promover a reflexão sobre aquilo que distingue a arquitetura pública da arquitetura privada. Para tanto, são desenvolvidas duas linhas de exercícios projetuais: (1) projetos com ênfase nos sistemas estruturais e em métodos construtivos, cujos programas têm um perfil eminentemente público, como é o caso da Midiateca com praça pública e espaços de convivência coletiva; (2) projetos de espaços coletivos, como é caso da Escola de Dança. Os temas a serem explorados no primeiro exercício são: acessibilidade universal, modulação, reprodutibilidade, flexibilidade, adaptabilidade, pré-fabricação e tratamento de áreas livres, e no segundo exercício: relação com o entorno, verticalização, empilhamento, cubagem, prumadas, organização de fluxos e racionalização construtiva.
Dia da semana e horários
Sala
IMA2