Departamento de Arquitetura e Urbanismo PUC-Rio

Roberio Catelani

Professor
roberiocatelani68@gmail.com

Roberio Catelani Carneiro é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2000. Em 2001, vence concurso para Borsa di Studio Mario Olla pelo CEDIT – Centro Difusione Imprenditoriale dela Toscana em Florença – Italia em Restauração de Madeira e Marcenaria. Professor da disciplina de Maquetes Físicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro de 2004 a 2009, foi consultor e colaborador na construção dos modelos da pesquisa “Casas Brasileiras do Séc. XX”, desenvolvida pela Arquiteta e Doutora em Arquitetura Beatriz Oliveira. Em 2006 trabalhou como coordenador de projetos no AAA – Azevedo Agência de Arquitetura, desenvolvendo trabalhos na área de projetos de restauração como a Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro e a Estação Barão de Mauá – Leopoldina, entre outros. Atualmente é professor da disciplina de Maquetes Físicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC e da Universidade Santa Ursula. Em 2014 concluiu o curso de Pós-Graduação em Tecnologias no Ensino Superior pela PUC-Rio. Dentre outras atividades, dirige sua oficina desenvolvendo maquetes e objetos para arquitetos e designers, além de cursos dirigidos a estudantes e profissionais da área.

Disciplinas

ARQ1104
Projeto do Espaço Coletivo trata dos espaços dedicados ao público, dentro de um contexto que relaciona as pessoas e o espaço coletivo, e analisa os locais de uso comum como praças, parques, áreas de lazer, escolas, estádios, estações de transportes, salas de espetáculos, espaços culturais, mercados etc. A disciplina discute o papel das cidades como promotoras da ocupação do espaço público em contraponto ao privado, além dos processos de ocupação e construção de identidade que estes espaços exigem no âmbito da cultura.

A disciplina ARQ 1104 tem como tema, mais do que o espaço coletivo, o espaço público. Seu principal objetivo é promover a reflexão sobre aquilo que distingue a arquitetura pública da arquitetura privada. Para tanto, são desenvolvidas duas linhas de exercícios projetuais: (1) projetos com ênfase nos sistemas estruturais e em métodos construtivos, cujos programas têm um perfil eminentemente público, como é o caso da Midiateca com praça pública e espaços de convivência coletiva; (2) projetos de espaços coletivos, como é caso da Escola de Dança. Os temas a serem explorados no primeiro exercício são: acessibilidade universal, modulação, reprodutibilidade, flexibilidade, adaptabilidade, pré-fabricação e tratamento de áreas livres, e no segundo exercício: relação com o entorno, verticalização, empilhamento, cubagem, prumadas, organização de fluxos e racionalização construtiva.

Sala

IMA2

Professor(es)

Otavio Leonidio, Laís Bronstein, Roberio Catelani, Pedro Lobão, Felipe Rio Branco, Adriano Mendonça, Tiago Tardin Abdelhay, Raul Bueno, Mariana Vieira

ARQ1103
O projeto do espaço do trabalho se ocupa dos espaços onde são desenvolvidas atividades produtivas. Discute, através da prática projetual, atividades funcionais nos espaços especializados dos empreendimentos. O conceito de “produção de trabalho”, sua formalização e inserção no espaço público e no espaço privado. Análise de obras similares ao programa dado. Durante a prática projetual são abordadas e desenvolvidas questões relativas a conceituação, significação e proposições de ocupação do espaço. A disciplina é exercida por grupos que se reúnem em torno de propostas pré-elaboradas, partindo de questionamentos avalizados que norteiam o desenvolvimento do trabalho. Participam dos grupos de trabalhos: os alunos, os professores das matérias de projeto que atuam na coordenação e supervisão, os professores das áreas de conteúdo básico, que interferem segundo suas especialidades, e técnicos de laboratório que asseguram assistência tecnológica.

Sala

IMA1

Professor(es)

Laís Bronstein, Roberio Catelani, Pedro Lobão, Nanda Eskes, Alziro Carvalho Neto, Monica Aguiar, Tiago Tardin Abdelhay, Mariana Vieira, Israel Nunes

ARQ1102
Análise e projeto do espaço arquitetônico residencial. Estudo da forma e volumetria. O habitar, o morar. Estar, descansar, produzir, recrear no âmbito da residência. Organização e estruturação do espaço na escala da habitação. Estudo das relações da edificação residencial com o sítio e o entrono, observando características físicas, tipológicas, proporção e escala. Fluxos, circulação e conexões nos ambientes internos e entre estes e os externos. Continuidade dos estudos realizados em Introdução ao Projeto (ARQ1101), aprofundando aspectos como: estudo da forma e volumetria, análise do espaço arquitetônico, organização e estruturação do espaço. O estudo das relações espaciais e proporções entre os setores, ambientes e o espaço exterior de uma residência. O estudo do dimensionamento do espaço residencial, setores e ambientes, através da utilização crítica e concreta do espaço e do mobiliário pela análise de exemplos reais visitados, levantamento e reconhecimento dos próprios espaços de moradia e incentivo à busca de cada aluno dessas noções. As relações do objeto arquitetônico com o sítio e entorno imediato, observando tipologia, proporção, escala e características físicas orientação solar, topografia, existência de cursos d’água, vegetação, construções vizinhas, entre outros. Noções de metodologia projetual e cronograma para evolução. Noções iniciais de estrutura.

Sala

IMA1

Professor(es)

Alder Catunda, Antonio Sena, Antonyony Carlos Jordão Heitor, Caio Calafate, Dely Bentes, Fernando Minto, Luciano Alvares, Marco Antônio Matilde de Azevedo, Monica Aguiar, Roberio Catelani, Silvio Dias

ARQ1108
O Projeto do Espaço Residencial II enfoca as instalações residenciais coletivas. Tratamento de espaços privados (particulares) agregados num âmbito de conjunto arquitetônico. Ênfase em espaços residenciais. A metrópole como adensamento nos espaços. Instalações coletivas prediais. O Projeto do Espaço Residencial II compreende o estudo dos variados tipos de edifícios residenciais multifamiliares a partir do modernismo até a atualidade. São verificadas as relações entre o edifício residencial e a cidade, considerando os aspectos temporais, sociais e residenciais, entre outros. Durante a prática projetual são abordadas e desenvolvidas questões relativas à conceituação, interferências e proposições de ocupação espacial através de metodologias de pesquisa, participativa e experimental. A seleção de áreas problemáticas ou abandonadas da cidade para os projetos habitacionais visa o preenchimento de vazios urbanos pelo uso residencial, a criação de interferências positivas no tecido urbano e a consequente valorização da área como um todo.

Sala

IMA1

Professor(es)

Marcelo Bezerra, Cláudia Escarlate, Celso Rayol, Manuel Fiaschi, Carlos Eduardo Spencer, Marcela Lopes, Roberio Catelani, Walter Teixeira, Moema Loures, Justino Artur Vieira, Rodrigo Macedo, Roberto Lucas Junior, Amalia Giacomini

ARQ1110
Trabalho individual. Planejamento e desenvolvimento de projeto referente a uma das áreas da arquitetura e / ou do urbanismo, ou desenvolvimento de trabalho de pesquisa de caráter teórico ou experimental, sob a supervisão de um professor orientador. Apresentação e defesa do projeto final.

Sala

Professor(es)

Luciano Alvares, Ana Luiza Nobre, Alder Catunda, Antonio Sena, Flaviana Raynaud, Cláudia Escarlate, Denise Solot, Carlos Eduardo Spencer, Alziro Carvalho Neto, Roberio Catelani, Veronica Natividade, Israel Nunes, Amaro Sérgio Marques