Pós-Graduação

Dissertações

Peter Eisenman e uma outra arquitetura: do Arabesco e do Grotesco

2019
Autora: Elizabeth de Araujo Garcia

Orientador: Otavio Leonidio

Dissertação: Peter Eisenman e uma outra arquitetura: do Arabesco e do Grotesco

Data da defesa: 28/02/2019

Resumo

Peter Eisenman intempestivamente advertiu que a doutrina modernista da
relação entre forma e função não fez mais do que fazer perdurar um discurso
inalterado há 500 anos. Para reparar tal equívoco ele preconiza romper com a
função como principio fundador e considerar a representação uma falsa autoridade
que sugere algum tipo de relação verdadeira entre o objeto arquitetônico e o que
ele significa. À vista disso, Eisenman investiga a ideia de presença e a
representação da presença, como repressores de novos significados e decreta a
imprescindibilidade do reconhecimento completo da metafísica: a ideia de
presença e a presença da ausência. Para alcançar esse deslocamento Eisenman
elabora uma arquitetura “outra” produzida como “texto” no lugar de uma
arquitetura como imagem, que intenciona romper com a dialética metafísica e
seus pares de oposição através de uma exploração do “entre”. O “texto” nunca
permite um único significado. Para suscitar tamanha ambivalência Eisenman vai
recorrer a dois termos: O Arabesco e o Grotesco, evocando com essas duas
palavras todo um sistema de conceitos e metodologias que conduziram
sincronicamente o seu trabalho e o seu pensamento. Essa dissertação pretende
demonstrar o potencial notável que viabilizou o arabesco e o grotesco se tornarem
“texto”, rompimento de oposições e hieraquia de valores, esvaziamento de signos,
turvarmento de fronteiras e sistemas classificatórios convencionais e,
principalmente, explorar a poética. Validando, assim, que eles são o próprio
deslocamento da metafísica arquitetônica.

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