Orientador: Fernando Espósito
Dissertação: Smiljan Radić: Alem da Materia. Imaginação e Realidade Construída no Processo Projetual
Data da defesa: 31/05/2019
Resumo
Smiljan Radić é um arquiteto chileno que tem se destacado
internacionalmente por suas obras que apresentam um teor enigmático. Sua prática
é marcada pela experimentação com a matéria bruta e a investigação de seus
significados sociais, sensoriais e simbólicos, onde o interesse está concentrado na
criação de atmosferas que transcendam o senso comum da visualidade
arquitetônica. Sua retórica assim como sua produção autoral, composta por
narrativas textuais e imagéticas, evidenciam o caráter subjetivo e poético de seu
trabalho, acrescentando um ingrediente subterrâneo que faz com que suas obras se
relacionem diretamente com os campos da imaginação, do inconsciente e da
memória. O argumento que está aqui implícito é o de que na arquitetura de Smiljan
Radić, ou pelo menos em parte dela, a função do real e a função do irreal se fundem
em um todo arquitetônico inovador. Para tratar das obras do arquiteto chileno e de
seus processos criativos, nos aprofundamos nas bases de formação da geração de
arquitetos chilenos da qual Radić faz parte. Por sua vez encontramos nas
vanguardas surrealista, situacionista e no conjunto de grupos que se convencionou
chamar de Arquitetura Radical parte importante do referencial prático e teórico que
apontam para uma condição de infiltração mútua entre os domínios da realidade e
da imaginação. É a partir desta ótica que investigamos os métodos e processos
criativos de Radić. Assim, a partir da análise de duas obras relevantes do início do
milênio – Restaurante Mestizo e a Casa para El Poema Del Angulo Recto –
identificamos e desenvolvemos temas inerentes à abordagem do binômio
imaginação + realidade construída, buscando traçar relações entre seus processos
de criação e o referencial teórico abordado, assim como identificar os efeitos
provocados por estas obras no âmbito da experiência.