Orientador: Marcos Favero
Dissertação: Projeto, Modelo e Protótipo: o ensino e o ofício de projeto de arquitetura na era digital
Data da defesa: 12/09/2024
Resumo
Esta pesquisa aborda a relação entre os métodos de ensino de projeto de
arquitetura e os avanços das tecnologias digitais, destacando a transição do fazer
analógico para o fazer digital, bem como formas de complementaridade entre tais
abordagens, enfatizando a importância da preparação dos estudantes para tais
transformações. Busca investigar uma abordagem de ensino de projeto que reforce
tal complementaridade e que dê fluidez a prática projetual. Propõe reflexões sobre
como as escolas de arquitetura podem se preparar o paradigma digital. Para tanto,
parte do conceito da dialogia do fazer e do pensar para a criação de um saber
emancipado presente em abordagens de prática reflexiva no âmbito do projeto de
arquitetura. Em seguida, busca traçar um paralelo entre o fazer analógico e fazer
digital como formas complementares de trabalho. Utiliza os conceitos de ensino
prático reflexivo nas obras de Donald Schon e Paulo Freire para demonstrar como
a abordagem trabalho prático do fazer arquitetônico se torna uma ferramenta
poderosa para a assimilação de conhecimento e de construção de uma consciência
crítica e, por desdobramento, de um saber emancipado. Incorpora também os
conceitos de Richard Sennett sobre engajamento artesanal e Juhani Pallasmaa sobre
o saber corporificado como elementos para evidenciar como a reflexão a partir do
fazer artesanal nas fases de ideação, projetação e execução pode promover um
maior engajamento dos estudantes. Por último, parte do arcabouço teórico
construído por Rivka Oxman, juntamente com outros autores, para traçar um
panorama do estado da arte do projeto de arquitetura digital, no campo do design
computacional através do conceito de projeto baseado em materiais e fabricação.