Pós-Graduação

Dissertações

Limites do habitar suburbano: ferrovia e segregacao espacial em Marechal Hermes, Rio de Janeiro

2024
Autora: Bruna Cristina Brunow Madeira

Orientadora: Maira Machado Martins

Dissertação: Limites do habitar suburbano: ferrovia e segregacao espacial em Marechal Hermes, Rio de Janeiro

Data da defesa: 12/09/2024

Resumo

Reconhecendo a multiplicidade de dimensões presentes na relação
suburbio-trem, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o processo de
formaçao e as transformações ocorridas no bairro de Marechal Hermes (Zona
Norte do Rio de Janeiro) com base na implantacao dos ramais ferroviarios que o
atravessam (início do século XX). Além disso, aspira compreender de que
maneira a divisão causada por esses elementos físicos influenciou a constituição
do território e a organização social do bairro até a atualidade. Orientada por
estudos contemporâneos sobre os suburbios cariocas, a pesquisa busca
examinar as implicações da fragmentacao espacial no bairro através do estudo
de caso, a fim de compreender de que maneira a segregação física causada por
esses limites urbanos, permeia o imaginario da populacao, passando a
influenciar em uma escala local, os processos de hierarquização e segregação
sociais. Fundamentada nos conceitos apresentados por Merleau-Ponty, Juhani
Pallasmaa, Kevin Lynch, Michel de Certeau, Bernard Lepetit, Pierre Bourdieu e
Marion Segaud, é proposto um desvio das bases pragmáticas e funcionalistas
que ate hoje ainda enquadram a arquitetura, para refletir sobre alguns dos
aspectos “não objetivos” relacionados à produção do espaço. Quais seriam os
efeitos dos elementos que constituem a paisagem urbana sobre a maneira como
percebemos e nos relacionamos com o espaço à nossa volta? Através da
abordagem fenomenológica e do espaço em sua dimensão antropológica, quais
lições podemos extrair? A fragmentação resultante da implantação dos ramais
ferroviários (Supervia e Reta de Honório) no bairro de Marechal Hermes exerce,
ainda hoje, uma influência significativa sobre os padrões de ocupação, utilização
e apropriação dos espaços.

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