Pós-Graduação

Dissertações

A laje: uma plataforma de participacao na favela da Rocinha

2023
AUTOR: JOÃO BRUM RODRIGUES

Linha de Pesquisa Projeto e Processos em Arquitetura e Urbanismo 

Orientador: Rachel Coutinho Marques da Silva

Dissertação: A laje: uma plataforma de participacao na favela da Rocinha

Data da defesa: 18/05/2023

Resumo

Este projeto de pesquisa propoe analisar formas de participação e apropriacão da laje, inserida no contexto espacial da favela, e tendo como estudo de caso o bairro da Rocinha, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A dissertação investiga conceitos que subvertem noções tradicionais de conceituação espacial, e como se da a autogestao dos moradores no que concerne aspectos relacionados com o uso da laje. No tecido urbano densamente ocupado das favelas, este espaco nas moradias pode funcionar como interface de intersecão entre os limites do espaco
coletivo e privado. Foram, portanto, investigadas as ações e intervenções dos moradores na laje atraves de um enfoque na observacao de abordagens socioculturais nesse ambiente.

Reconhece-se na laje um tipo determinado de apropriação urbana, identificando-a como uma alternativa dos residentes à escassez de espacos publicos livres em favelas. Podemos observar que ela e usada como local de práticas vinculadas a processos de autoconstrução e ao aluguel, evidenciando aspectos relacionados ao valor de uso e de troca da laje. No caso da Rocinha, tanto em seu cotidiano como durante a pandemia de COVID-19, observamos manifestações coletivas na laje associadas à atividades sociais múltiplas. O processo de pesquisa de campo também revelou a laje vislumbrada sob a ótica do morador, como um espaco de “projecao de sonho”. Tornou-se aparente nestes processos sobretudo um caráter descrito na pesquisa como “natureza híbrida”. Foram definidas como tecnicas de pesquisa: revisao de literatura; pesquisa etnografica online qualitativa; e pesquisa de campo pela participacao em encontros de coletivos.

Compartilhar