Sábado ,dia 28 de setembro, tem projeto AR LIVRE ARTE LIVRE no Museu Carmen Miranda, projetado por Affonso Eduardo Reidy no Flamengo.
O projeto, que está na sua segunda edição, tem curadoria de Amanda Abi Khlail (Temporary Art Platform) e Traplev.
A mesa “Desaterro: Maré alta no Flamengo” reúne a Profa Ana Luiza Nobre (DAU/PUC-Rio), o geógrafo Jorge Barbosa e a bióloga e educadora ambiental Brenda Vitória.
O objetivo é introduzir uma nota crítica na contínua celebração do Aterro-Parque do Flamengo através da discussão de processos de construção de histórias e cidades nas suas relaçôes com racismo ambiental, direitos climáticos e urbanos, com foco no complexo da Maré.
Brenda Vitoria é favelada, bióloga e educadora ambiental. Atua em iniciativas ambientais e sociais com uma abordagem interseccional de raça e gênero. Integrante do grupo de trabalho da Carta de Direitos Climáticos da Maré.
Jorge Barbosa é Docente da Universidade Federal Fluminense, Professor Visitante do Programa de Pós-graduação em Geografia da Uerj, fundador do Observatório de Favelas e Cientista do Nosso Estado – FAPERJ. Co-autor de “As águas encantadas da Baía de Guanabara” (Numa, 2021), entre outras publicações.