Extensão

A extensão do Departamento de Arquitetura e Urbanismo orienta suas ações a partir dos princípios da Vice-reitoria de Extensão e Estratégia Pedagógica da PUC-Rio,“ancorados no Marco Referencial da Universidade, sobretudo na premissa indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Ela promove espaços de interação com a sociedade que potencializam a expressão crítica, o desenvolvimento de autonomia, a formação cidadã e a construção de laços comunitários. A Extensão na PUC-Rio se coloca à serviço da pessoa humana, comprometendo-se com a promoção de todos, por meio de um diálogo interdisciplinar corresponsável pela superação dos desafios sociais, econômicos, políticos e culturais da cidade do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo”. (Fonte: https://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vreep/).

Na Pós-Graduação

O campo conceitual que embasa as atividades acadêmicas do PPGArq abrange os estudos e reflexões sobre a teoria e a prática do projeto de forma multiescalar e interdisciplinar. 

A convergência entre teoria e prática pressupõe sobretudo: (i) uma abertura para os fenômenos contemporâneos; (ii) um compromisso com exploração de conceitos, métodos e instrumentos em operativos para lidar com esses fenômenos. Essa abertura para a práxis contemporânea significa um saber dialógico, o qual busca refletir e construir debates sobre os problemas atuais locais, nacionais e globais no campo da arquitetura e urbanismo, relacionando-os às demandas sociais e ambientais. Isto implica também em diálogo permanente do PPGArq com diversos segmentos da sociedade civil, ampliando a pesquisa e incluindo atividades de extensão como fator primordial de ação e práxis. 

O PPGArq entende que os dilemas e impasses da contemporaneidade em relação ao ambiente construído sustentam a convergência de suas duas linhas de pesquisa.

O componente de inserção social e de temas relacionados ao urbano está cada vez mais presente nas ações do PPGArq, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão, com pesquisas que trabalham temas relativos a assentamentos informais, habitação de interesse social,  participação comunitária, risco e vulnerabilidade socioambiental, paisagem e ecologia, territorialidades negras e cartografias insurgentes, entre outras.

 

O Programa destaca pela inserção social e perspectiva reflexiva com pesquisas e trabalhos de extensão em áreas de vulnerabilidade social e ambiental em alinhamento com o compromisso social da PUC-Rio, contando com ações de extensão por parte do corpo docente e discente, com engajamento de comunidades locais, grupos locais, ONGs, gestores públicos, e com forte interface com a pesquisa e o ensino.