Pós-Graduação

Dissertações

Schaulager, entre adesões e desvios: o emaranhar da arquitetura com a atuação desviante de Cildo Meireles

2018
AUTORA: MANUELA DA SILVA RAMOS MULLER

Orientador: Otavio Leonidio 

Dissertação: Schaulager, entre adesões e desvios: o emaranhar da arquitetura com a atuação desviante de Cildo Meireles

Data da defesa: 04/07/2018

Resumo

O presente escrito parte da desconfiança com relação à crítica maniqueísta
apresentada por Hal Foster no livro O Complexo arte-arquitetura. Sua
argumentação baseia-se na oposição entre a tríade experiência fenomenológica,
virtualidade imagética e atuação conceitual. Com isso, há uma moralista redução
dessas questões que resulta na condenação de diversas práticas arquitetônicas
contemporâneas e na legitimação do fazer artístico de Richard Serra. Para Foster, a
arquitetura estaria fadada à potencialização da vigente lógica neoliberal,
posicionando assim o artista americano como única possibilidade de resistência a
ela. Nesta dissertação, a atuação do artista brasileiro Cildo Meireles é tomada
como transgressora à lógica fosteriana. Ao complexificar as relações “entre mente-
corpo-imagem” em suas abordagens artísticas, Meireles não permite ser facilmente
categorizado. Sendo assim, suas obras de arte servem de auxílio para desvelar que,
apesar de aderir às lógicas capitalistas, parte da arquitetura contemporânea
também pode apresentar aspectos transgressores. O escritório Herzog & de
Meuron é eleito para ser aqui analisado a partir da suposição de que sua trajetória
não se resume ao recorte estabelecido no livro citado acima. Justamente porque
cada projeto dos suíços tem particularidades muito fortes é que parece difícil falar
de sua totalidade sem que haja um enorme reducionismo. Isso leva esta pesquisa
ao estudo de um de seus intrigantes edifícios: o Schaulager. Há, então, a suspeita
de que este opere no que se denomina aqui como a “condição de entre”,
estabelecida pelo emaranhar da atuação desviante de Cildo Meireles com a
arquitetura digital contemporânea.

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