Pós-Graduação

Dissertações

Pensar e fazer: A potência da experiência construtiva e o encontro com a escala 1:1 no processo de formação em arquitetura

2022
AUTOR: THORKIL OLIVEIRA XAVIER DE BRITO

Orientador: Fernando Espósito Galarce

Dissertação: Pensar e fazer: A potência da experiência construtiva e o encontro com a escala 1:1 no processo de formação em arquitetura

Data da defesa: 30/05/2022

Resumo

Esta pesquisa nasce de questionamentos sobre o ato de pensar e fazer no processo
de ensino e aprendizagem da arquitetura, buscando compreender a potência da
experiência do fazer como elemento catalizador entre o campo teórico e o prático
no processo de formação do arquiteto. O objetivo geral é investigar como a teoria e
prática podem se interligar, produzindo outros caminhos para o ensino da
arquitetura. Outros objetivos são discutir sobre a importância da experiência prática
no processo de aprendizagem da arquitetura; investigar as possibilidades que se
criam ao aproximar o arquiteto em formação da experiência de fazer com as
próprias mãos, da imersão no canteiro e do ato de construir; investigar a Escola de
Arquitetura de Talca e seus procedimentos na formação em arquitetura como um
caso de análise à luz dos objetivos anteriormente mencionados.
Para alcançar tais objetivos são analisadas algumas experiências pedagógicas
contemporâneas que estimulam a abordagem prática e proporcionam o encontro do
estudante com o material, a escala real do trabalho e os procedimentos envolvidos.
O estudo de caso principal é a Escola de Arquitetura de Talca, localizada no Chile, especificamente os Trabalhos de Conclusão de Curso (Taller de Titulación), que
possuem como característica singular o fato de serem construídos em verdadeira
grandeza, algo que faz parte do método de ensino desta Escola. Para uma maior
compreensão do caso foi realizada uma viagem ao Chile para visitar dez dessas
obras de titulação que foram construídas pelos alunos da Escola de Talca. Como
conclusão é possível afirmar que essas obras revelam a importância da experiência
construtiva e do ato de fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura.

Compartilhar