Pós-Graduação

Dissertações

Impactos na paisagem urbana modificada pela infraestrutura: Interferências do BRT Trascarioca entre as estacoes Vicente de Carvalho e Vila Kosmos no entroncamento dos bairros Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Vila Kosmos – Rio de Janeiro

2023
AUTORA: POLIANE CARDOSO DE SOUZA LATTA

Orientador: Fernando Espósito Galarce

Dissertação: Impactos na paisagem urbana modificada pela infraestrutura: Interferências do BRT Trascarioca entre as estacoes Vicente de Carvalho e Vila Kosmos no entroncamento dos bairros Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Vila Kosmos – Rio de Janeiro

Data da defesa: 20/04/2023

Resumo

A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e o Estado do Rio de Janeiro
assinaram, no ano de 2009, um termo com o Comitê Olímpico Internacional, COI,
a fim de implementar diversas alterações urbanas para que a cidade fosse nomeada
sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A mobilidade urbana teve uma atenção especial
e foi escolhida a solução do sistema de transporte coletivo BRT para conectar
grande parte da cidade nas zonas oeste, norte e leste, interligando, por outros
sistemas de transportes, às zonas sul e centro. Sua implementação demandou
grandes obras de infraestrutura urbana e os bairros mais impactados sofreram com
demolições de prédios residenciais e comerciais, alterações e/ou retiradas de
canteiros paisagísticos, desvios de ruas, travessias de pedestres distanciadas,
construção de estações no meio das principais ruas e avenidas, entre outras
alterações.

Esta pesquisa observou as intervenções ocorridas para a implantação do
BRT e analisou a paisagem urbana modificada, como foco de estudo, a
consequência da intervenção do espaço pelas infraestruturas. O objetivo principal
foi entender o impacto produzido pelas mudanças na paisagem urbana após a
intervenção do espaço urbano, de modo a compreender como as infraestruturas
afetaram a qualidade de vida dos moradores e usuários da região. A pesquisa buscou
analisar as mudanças na paisagem urbana, tanto do ponto de vista estético quanto
funcional, a fim de identificar os principais desafios enfrentados pela população
local.

Para isso, os objetivos específicos da pesquisa consistiram em identificar a
mudança da paisagem urbana antes e depois da implantação da infraestrutura do
BRT, e desdobraram-se em discutir os impactos da infraestrutura de mobilidade na
paisagem urbana, bem como compreender os impactos das infraestruturas de
mobilidade na paisagem urbana e seus efeitos no espaço urbano. A metodologia foi
baseada em um estudo de caso ajustado ao trecho do sistema modal BRT da linha
Transcarioca, localizado na Av. Vicente de Carvalho entre as estações de Vicente
de Carvalho e Vila Kosmos, no entroncamento dos bairros de Vicente de Carvalho,
Vila da Penha e Vila Kosmos, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Para a
análise, foi realizada uma revisão bibliográfica cimentada nos conceitos de
infraestrutura, espaço urbano e paisagem urbana.

Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações assistemáticas,
bem como registros fotográficos da área em estudo. Para avaliar as mudanças ocorridas,
foi feita uma análise comparativa de imagens utilizando os aplicativos Google Earth e Street
View, com o objetivo de perceber as transformações que ocorreram ao longo do
tempo. A pesquisa permitiu afirmar que a falta de um planejamento urbano mais
sensível, concomitantemente à inadequada implantação do BRT, causou alterações
profundas na paisagem urbana dos bairros afetados e, portanto, na percepção e nas
relações dos moradores da região com seu entorno próximo.

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