Orientadora: Ana Luiza de Souza Nobre
Dissertação: Fazer saber: o discurso da tecnica em Paulo Mendes da Rocha
Data da defesa: 28/04/2021
Resumo
A pesquisa tem por objetivo investigar o discurso da técnica do arquiteto
Paulo Mendes da Rocha (Vitória, 1928). Primeiramente, mobilizam-se alguns
depoimentos seus da década de 2010, nestes a frase que dispara a pesquisa é a
afirmação de que o objetivo maior da arquitetura é “exibir o êxito da técnica”.
Esta sentença suscita a análise do primeiro projeto do arquiteto, a cadeira
Paulistano (1956). No discurso de Mendes da Rocha acerca da cadeira, por sua
vez, revelam-se condições de produção num contexto em acentuado processo de
industrialização: a São Paulo da segunda metade da década de 1950. Em meio a
estas transformações, em paralelo à construção de Brasília, a realização da
Paulistano articula, de um lado, a produção da indústria moderna e, de outro lado,
o labor do artífice numa modesta oficina. De tal modo, observamos no discurso de
projeto da Paulistano a passagem da escala privada do mobiliário para a escala da
metrópole. Esta passagem realiza-se efetivamente na carreira do arquiteto com a
construção de seu primeiro edificio, o Ginásio do Paulistano (1958), sobre o qual
também nos detemos, ao mesmo tempo em que levantamos questões sobre
autoridade, autonomia, originalidade e o próprio conceito de técnica, com o apoio
de autores como Richard Sennett, Martin Heidegger e Michel Foucault. Com este
recorte procuramos interrogar o sentido assumido pela técnica no discurso de
Mendes da Rocha, que em “exibir” e “êxito” aponta para uma condição de
visibilidade não somente da técnica, mas da necessidade humana a convocá-la e,
em última instância, da própria humanidade.