Departamento de Arquitetura e Urbanismo PUC-Rio

Felipe Rio Branco

Professor
felipe.riobranco@gavea.arq.br

Sócio-fundador do escritório Gávea Arquitetos, localizado no Rio de Janeiro, desde 2007. Possui prática na participação em diversos concursos de arquitetura, tendo como destaque o prêmio recebido na 48ª Premiação Anual do IAB com o projeto ‘Casa do Artista Quando Jovem’, em 2010.

Arquiteto formado em 2002 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, e pós-graduado em ‘História da Arte e Arquitetura Moderna no Brasil’ na PUC.Rio Em 2017 obteve o título de Mestre em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da UFRJ. Dentre sua experiência na academia, vale ressaltar o período que atuou como professor substituto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, nos anos de 2011 a 2013, e 2015 a 2107, onde lecionou em diversas disciplinas do Departamento de Projeto. Atualmente, pertence ao corpo docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, ocupando o cargo de professor do quadro complementar, onde leciona na disciplina de Projeto de Espaço Coletivo [4º período].

Disciplinas

ARQ1104
Projeto do Espaço Coletivo trata dos espaços dedicados ao público, dentro de um contexto que relaciona as pessoas e o espaço coletivo, e analisa os locais de uso comum como praças, parques, áreas de lazer, escolas, estádios, estações de transportes, salas de espetáculos, espaços culturais, mercados etc. A disciplina discute o papel das cidades como promotoras da ocupação do espaço público em contraponto ao privado, além dos processos de ocupação e construção de identidade que estes espaços exigem no âmbito da cultura.

A disciplina ARQ 1104 tem como tema, mais do que o espaço coletivo, o espaço público. Seu principal objetivo é promover a reflexão sobre aquilo que distingue a arquitetura pública da arquitetura privada. Para tanto, são desenvolvidas duas linhas de exercícios projetuais: (1) projetos com ênfase nos sistemas estruturais e em métodos construtivos, cujos programas têm um perfil eminentemente público, como é o caso da Midiateca com praça pública e espaços de convivência coletiva; (2) projetos de espaços coletivos, como é caso da Escola de Dança. Os temas a serem explorados no primeiro exercício são: acessibilidade universal, modulação, reprodutibilidade, flexibilidade, adaptabilidade, pré-fabricação e tratamento de áreas livres, e no segundo exercício: relação com o entorno, verticalização, empilhamento, cubagem, prumadas, organização de fluxos e racionalização construtiva.

Sala

IMA2

Professor(es)

Otavio Leonidio, Laís Bronstein, Roberio Catelani, Pedro Lobão, Felipe Rio Branco, Adriano Mendonça, Tiago Tardin Abdelhay, Raul Bueno, Mariana Vieira