>notícias

20.05.19
TCC de aluno DAU | PUC-Rio é selecionado para conferência no MAAT Lisboa

No dia 31 de maio, acontece a 5ª edição da conferência ON THE SURFACE, como parte da exposição do MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia): Ficcão e Fabricação, em Lisboa, sob o tema “Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space” - com foco nas transformações contemporâneas do espaço público. Esta edição, organizada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e coordenada pelo arquiteto Pedro Leão Neto (FAUP) propõe debater e explorar o potencial da fotografia como instrumento significativo para investigar, refletir e tornar visível a emergência de novas experiências coletivas no espaço social.

O aluno José Luis Osorio, formado em 2018.2, foi selecionado para apresentar na conferência o artigo baseado em seu trabalho de conclusão de curso, intitulado “Imagens em disputa: Rio Olímpico e Vila Autódromo”, orientado pela Prof. Ana Luiza Nobre e coorientado pelo Prof. Joaquim Marçal.

O processo seletivo envolveu uma primeira seleção baseada nos resumos dos artigos enviados pelos autores. A partir da seleção dos melhores resumos, era pedido o envio do artigo com até 3000 palavras, que após ser lido pela mesa avaliadora seria aprovado para apresentação em pôster ou apresentação oral em um dos 3 painéis da conferência. O trabalho foi escolhido para ser apresentado oralmente no Painel #1, intitulado “Visual Spaces of Change through digital images”, que discutirá as interações, interferências e interpretações possíveis entre a fotografia, narrativas visuais manipuladas e arquitetura no discurso contemporâneo. Após a apresentação haverá uma mesa redonda com os autores mediada pelo arquiteto Pedro Leão Neto e comandada pela fotógrafa convidada Beate Gutschow.

O artigo será publicado no Sophia Journal, uma publicação online da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto que discute as interações entre arquitetura, arte e imagem.

A seguir, o resumo do artigo que será apresentado:

A série de megaeventos internacionais ocorridos entre 2007 e 2016 no Rio de Janeiro, culminante com a Copa de 2014 e com os Jogos Olímpicos de 2016, passou como um rolo compressor pela cidade. Foram constantes rasgos, demolições, remoções e destruições que tiveram como objetivo promover uma imagem do Rio de Janeiro como palco internacional de grandes eventos, ao mesmo tempo em que abriram caminho para investimentos internos e externos e intensa especulação imobiliária.

O trabalho pretende questionar e tornar criticamente visível o processo de intensas transformações urbanas ocorridas na cidade neste período, mais especificamente no que diz respeito às remoções forçadas na Vila Autódromo, comunidade vizinha ao Parque Olímpico. A partir do foco na Vila Autódromo, discute-se o papel da cartografia, da fotografia e das novas ferramentas de representação e visualização urbana, como o Google Earth, Google Maps e Google Street View, na construção e disputa da imagem da cidade.


​O trabalho completo pode ser visto no site: www.vilaautodromo.com

​Mais informações sobre a conferência e livestream:
www.onthesurface.net

Mais informações sobre a publicação: www.sophiajournal.net

« voltar

arquivo