>notícias

20.07.20
Nota de falecimento - Hélia Nacif Xavier

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio (DAU PUC-Rio) juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PPGArq) cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento, ocorrido no último domingo, dia 19 de julho, de sua ex-professora, Hélia Nacif Xavier. Hélia era também mãe de nossa ex-aluna de mestrado, Luísa Xavier.

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Urbanismo, Hélia foi Secretária de Urbanismo da Cidade do Rio de Janeiro ao longo dos quatro anos da gestão de Luiz Paulo Conde. Servidora pública, atuou no Centro de Estudos e Pesquisas Urbanas do Núcleo de Meio Ambiente do Instituto Brasileiro de Administração Municipal/IBAM, tendo sido também professora de Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula.

A passagem de Hélia pelo nosso Curso de Arquitetura e Urbanismo, abreviada pela doença contra a qual lutou por mais de uma década, foi marcante, e em muitas dimensões. Tendo atuado na disciplina de Projeto Urbano, e participado de inúmeras bancas de disciplinas de projeto e de Trabalhos de Conclusão de Curso, Hélia contribui enormemente para o aprimoramento do ensino do urbanismo, e também para o alargamento da reflexão sobre a cidade contemporânea, seja do ponto de vista do projeto e do planejamento urbano, seja do ponto de vista da gestão urbana (tema de sua original e pioneira tese de doutorado).

Hélia foi também orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso, tendo recebido, como orientadora, o prestigioso Prêmio Ópera Prima de Trabalhos de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo.

A morte de Hélia nos entristece e consterna. Mas sua presença ficará. Aos familiares da querida Hélia, nossa solidariedade e carinho.

« voltar

arquivo