>notícias

27.05.21
Morre Jaime Lerner *1937 † 2021

Morreu esta manhã, em Curitiba, o arquiteto, urbanista e político brasileiro Jaime Lerner.
Lerner ficou conhecido nacional e internacionalmente pelos projetos urbanísticos e de arquitetura inovadores para a cidade de Curitiba, na década de 1970, quando foi prefeito, como os sistemas de parques, calçadões e a Rede Integrada de Transportes, “o metrô sobre pneus”, atualmente aplicado em várias cidades do mundo, além de implementação de diversos projetos sociais e ambientais. Durante sua vida recebeu diversos prêmios, sendo o de maior destaque a Condecoração das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), foi presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) entre 2002 e 2005 e era membro do Comitê de Honra do UIA2020RIO.
Lerner que proferiu a aula inaugural do Curso de Arquitetura da PUC-Rio em abril de 2009, foi também professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPR e professor convidado nas universidades de Berkeley (CA), Columbia(NY) e Osaka no Japão. Em 2017 foi incluído na lista da Planetizen dos 100 urbanistas mais influentes de todos os tempos.
Além de prefeito por três vezes, foi governador do Paraná por dois mandatos. Depois que abandonou a política, continuou a atuar no desenvolvimento de projetos urbanísticos para diversas cidades no Brasil e no exterior.

« voltar

arquivo