>news

12.10.20
Artigo escrito por professores do DAU é selecionado para apresentação no VI ENANPARQ - Brasília, 2021

O artigo "Mondadori: flexibilidade tática no plasticismo simbólico de Niemeyer" foi selecionado para apresentação no VI ENANPARQ - Brasília, 2021.

O trabalho foi desenvolvido pelos professores Marcos Favero e Monica Aguiar no âmbito da pesquisa "Arquitetura carioca anos 60/70: razão tectônica e construção".

Após visita realizada em 1965 ao Palácio do Itamaraty em Brasília, Giorgio Mondadori buscou em Niemeyer as respostas para a monumentalidade que desejava ver concretizada na nova sede do complexo editorial fundado por seu pai, Arnoldo Mondadori, a ser construída em uma área periférica de Milão, na comuna de Segrate. A editora, que entre 1950 e 1965 viu o número de empregados aumentar de 335 para 3.000, necessitava de um novo espaço. Em 1968, Niemeyer foi comissionado para o projeto, caracterizado em termos de programa por áreas administrativas, espaços recreativos, núcleos de serviços complementares e um generoso parque gráfico. O trabalho elaborado pelos professores Marcos Favero e Monica Aguiar, a ser apresentado no VI ENANPARQ Brasília 2021, propõe uma discussão sobre o projeto e construção da sede da Editora Mondadori, sobretudo o que diz respeito ao edifício administrativo, tendo como princípio o conceito forma-estrutura, fusão e condensação expressiva entre a forma e a estrutura de certas edificações em uma única essência, e a ideia de flexibilidade tática aplicada à elaboração projetual. Proposta que, mais especificamente, pauta-se por uma série de reflexões do próprio Oscar Niemeyer, que, em conjunto com proposições de Joaquim Cardozo, Ruth Verde Zein e Roberto Segre contribuem para circunscrever o objeto em questão. Considera-se ainda, como índice fundamental, as questões colocadas por Stan Allen a respeito da arquitetura como uma prática material. Procura-se especialmente, a partir de Mondadori, lançar um olhar contemporâneo sobre uma prática projetual interdisciplinar entre arquitetura e engenharia estrutural presente em alguns projetos da Arquitetura Moderna Brasileira.

Parabéns aos professores!

Mais informações disponíveis no site.

Imagem: Mondadori: croquis Oscar Niemeyer (circa 1968).
Fonte: Casabella 753, 2007.

« back

archive