TOP ESP EM ARQUITETURA LXXIV
A disciplina possui o objetivo de ensinar aos alunos a projetar e planejar edificações no REVIT. Além do projeto em arquitetura, também haverá ênfase em projeto de instalações e projeto estrutural. O REVIT é um software BIM (building information modeling), que é uma modelagem de informação da edificação que permite que várias disciplinas construtivas possam, de
maneira colaborativa, projetar, compatibilizar e operar uma construção. Desde o ano de 2021, o governo federal exige que seus projetos sejam realizados em BIM.
Sala
Virtual
Professor(es)
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUITETURA XLII
A disciplina possui o objetivo de ensinar aos alunos a projetar edificações, áreas urbanas e instalações em nível executivo com ênfase no projeto de paredes, lajes, coberturas, jardins, piscinas, sistemas viários, água, esgoto, drenagem e geração de energia. Sobre as edificações, serão utilizadas metodologias e técnicas que garantam a viabilidade na operação da edificação e do meio urbano tratando resíduos e efetuando o abastecimento de maneira sustentável, sem impactos negativos ao meio ambiente.
Sala
Virtual
Professor(es)
Cidade, história e memória arquitetônica. Do restauro à conservação, preservação e recuperação de patrimônio histórico-cultural. Noções de restauração arquitetônica. Refuncionalização e reutilização de espaços arquitetônicos e de edificações subutilizadas. Reciclagem nos elementos construtivos. Compatibilização de novas técnicas construtivas e novos materiais com técnicas e materiais tradicionais. A recuperação de centros históricos. O Projeto de Revitalização e Reutilização aborda os espaços de importância simbólica e histórica da cidade com possibilidade de aproveitamento para usos adequados ao tempo presente. Verifica a possibilidade da valorização de uma área por meio da intervenção em uma edificação em mau estado ou abandonada. São estudados programas variados enfocando o confronto e a integração entre elementos compositivos históricos e contemporâneos. A análise da ação do tempo sobre o objeto arquitetônico, sobre sua transformação e adaptação à realidade atual é realizada visando tanto à preservação quanto à renovação.
Dia da semana e horários
Sala
IMA1
Conceituação. Morfologia Urbana. Teorias da Forma Urbana. Espaço público e privado. Usos, funções e equipamentos urbanos. As interrelações entre as edificações, os fluxos de transporte, redes de infraestrutura, áreas livres e espaços públicos. Plano e projeto. Projeto de parcelamento urbano. Intervenção em áreas consolidadas. Desenvolvimento de projeto urbano.
Dia da semana e horários
Sala
IMA2
O Projeto do Espaço Residencial II enfoca as instalações residenciais coletivas. Tratamento de espaços privados (particulares) agregados num âmbito de conjunto arquitetônico. Ênfase em espaços residenciais. A metrópole como adensamento nos espaços. Instalações coletivas prediais. O Projeto do Espaço Residencial II compreende o estudo dos variados tipos de edifícios residenciais multifamiliares a partir do modernismo até a atualidade. São verificadas as relações entre o edifício residencial e a cidade, considerando os aspectos temporais, sociais e residenciais, entre outros. Durante a prática projetual são abordadas e desenvolvidas questões relativas à conceituação, interferências e proposições de ocupação espacial através de metodologias de pesquisa, participativa e experimental. A seleção de áreas problemáticas ou abandonadas da cidade para os projetos habitacionais visa o preenchimento de vazios urbanos pelo uso residencial, a criação de interferências positivas no tecido urbano e a consequente valorização da área como um todo.
Dia da semana e horários
Sala
IMA1
Conceituação de corpo material. Conceito de força e momento. Binário. Forças internas e externas. Centro de gravidade, momento estático e momento de inércia de áreas e volumes. Classificação das estruturas: isostáticas, hipostáticas e hiperestáticas. Instabilidade geométrica. Ações em estruturas. Cargas aplicadas e reações. Equações gerais de equilíbrio. Efeito de cargas móveis. Cálculo de deslocamentos em estruturas isostáticas. Comportamento de materiais da engenharia estrutural. Esforços internos: esforço normal e cortante, momento fletor e torsor. Diagramas. Análise de tensões e deformações. Lei constitutiva. Conceito de elasticidade e plasticidade. Conceito de resistência, rigidez e flexibilidade. Trabalho e energia de deformação. Introdução à estabilidade da coluna; carga crítica.
Dia da semana e horários
Sala
L222 | F200A
Professor(es)
Conceitos básicos de análise estrutural: modelos estruturais, equilíbrio e compatibilidade. Princípio da superposição de efeitos e comportamento linear. Princípio da superposição de efeitos e comportamento linear. Princípio dos trabalhos virtuais. Uso de programas de computador em análise estrutural. Simplificações para estruturas simétricas. Projetos nos estados limites. Ações e reações das forças em geral. Propriedades físicas e mecânicas da madeira. Sistemas construtivos e materiais estruturais para a construção de edificações em aço. Dimensionamento e verificação de peças de seção simples ou composta. Ligações. Detalhes construtivos.
Dia da semana e horários
Sala
L122
Professor(es)
Tecnologia da construção de edifícios e outros tipos de construções. Trabalhos preliminares e instalação de obras. Locação da obra. Execução das fundações. Sistemas construtivos. Estruturas em alvenaria, concreto, aço e madeira: materiais, equipamentos e processos construtivos. Execução de formas. Execução das instalações prediais. Coberturas e impermeabilização. Revestimentos e pintura. Isolamento térmico e acústico. Esquadrias, ferragens e vidraçaria. Planejamento e controle das construções. Técnicas de controle de qualidade. Construção pesada. Pré-fabricação.
Dia da semana e horários
Sala
L222
Professor(es)
Instalações hidráulicas para água fria, gelada e quente, esgotos, águas pluviais e combate a incêndios. Instalações de gás. Noções de corrente elétrica e resistência. Princípios de eletrotécnica. Instalações elétricas. Instalações de telefone, TV a cabo e lógica. Lixo predial e saneamento predial. Normas técnicas, legislação e documentação específica. Noções de instalações urbanas: rede hidráulica, esgotamento sanitário, drenagem, rede elétrica, rede de telefonia, transmissão de dados via cabo convencional e de fibra ótica.
Dia da semana e horários
Sala
L222 | L658
Professor(es)
Cidade e cidadania: desigualdade social e uso do solo; participação política e associativismo; favelas, habitações populares e políticas públicas. Sociabilidade e espaço: identidades territoriais e cultura urbana. Cidade e globalização: reorganização do tecido urbano; centro e periferia.
Dia da semana e horários
Sala
Virtual
Professor(es)