>Pós-Graduação

Especializações

Sustentabilidade no Projeto: Design, Arquitetura e Urbanismo

O objetivo geral do curso é possibilitar um aprofundamento do estudo dos aspectos projetuais que envolvem a questão da sustentabilidade. Busca, ainda, promover uma abordagem interdisciplinar sobre estas questões, apresentando diversas visões sobre o tema, e contribuir para a capacitação do profissional preocupado com a temática da sustentabilidade no desenvolvimento dos seus projetos. São apresentadas ferramentas técnicas e metodológicas utilizadas em processos de projeto de objetos, edificações e cidades, visando a preparar os alunos para enfrentar as questões pertinentes ao projeto de caráter sustentável e impactos resultantes do fenômeno de mudança climática.

Coordenação: Alfredo Jefferson de Oliveira e Maria Fernanda Lemos

Clique aqui para mais informações

_______________________________________________________________

Paisagismo Ecológico: Planejamento e Projeto da Paisagem

O PAISAGISMO ECOLÓGICO regenera a multifuncionalidade de paisagens em diversas escalas, mimetizando a natureza. É de fundamental relevância para a sustentabilidade, resiliência e qualidade de vida em áreas urbanas, periurbanas e rurais. Projetos paisagísticos ecológicos, além da beleza estética, mantêm e restabelecem os processos e fluxos das águas, da biodiversidade e das pessoas. Atualmente enfrentamos crises sistêmicas que demandam conhecimentos tanto nas áreas geo-biofísicas quanto nas áreas socioculturais que interagem onde as pessoas vivem. Para tanto o curso de PAISAGISMO ECOLÓGICO: Planejamento e Projeto da Paisagem, promovido pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo, é pautado em conhecimentos e metodologias inter e transdisciplinares de modo que planejamentos e projetos possam atender às demandas do século XXI de forma sistêmica, com ênfase nas mudanças climáticas, nas águas e demais crises atuais.

Coordenação: Cecilia Herzog, Pierre Martin e Fernando Betim Paes Leme

Clique aqui para mais informações


_______________________________________________________________

Urbanismo: Formação e Prática

Introdução:
O curso de especialização em “Urbanismo: formação e prática”, oferecido pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, apresenta-se como proposta pioneira entre os cursos de especialização em urbanismo oferecidos no Brasil, por seu enfoque teórico-prático.
Atualmente observa-se uma crise socioambiental amplamente debatida e exacerbada por um cenário de incertezas da mudança climática, sem que as cidades consigam se adaptar para responder de forma eficiente às demandas do contexto atual. O processo de crescimento das cidades recorrentemente reproduz um padrão de urbanização insustentável, o que gera uma série de desequilíbrios nos espaços urbanos, seja no ambiente construído, biofísico e sociocultural, comprometendo progressivamente a resiliência urbana.
O crescimento insustentável das cidades coloca para os profissionais da área de planejamento urbano um desafio metodológico, técnico e de efetividade. O curso visa a contribuir para a formação de quadros e a elaboração de instrumentos legais com a perspectiva de impactar positivamente a gestão local de municípios brasileiros para realizar ou revisar planos urbanísticos.
O curso alia teoria e prática em sustentabilidade, resiliência e saúde urbana, a partir de um enfoque interdisciplinar, sistêmico e participativo na elaboração de instrumentos de ordenamento territorial, que incluem o planejamento do uso e ocupação do solo e políticas setoriais afins, com ênfase em quatro linhas de atuação: adaptação à mudança climática, sistema de espaços livres, mobilidade urbana e habitação.
Essas linhas de atuação constituem temas urgentes nas agendas das cidades que devem valorizar métodos de intervenção que possam gerar políticas públicas intersetoriais, equidade e justiça socioambiental.
O curso propõe a escolha de um município como objeto de estudo, para a elaboração coletiva de análises técnicas e de diretrizes a fim de fundamentar a elaboração do Plano Diretor Municipal e leis complementares afins.

Objetivo:
O curso de especialização em “Urbanismo: formação e prática” tem como objetivo:
Formar recursos humanos capazes de contribuir com a elaboração e implementação de instrumentos de ordenamento territorial, como planos diretores e leis complementares afins, para cidades sustentáveis, resilientes e saudáveis, de acordo com o enfoque conceitual do curso e de práticas colaborativas.

Incentivar a reflexão e adoção de métodos de intervenção e concepção de instrumentos de ordenamento territorial que contribuam para criar cidades sustentáveis, resilientes e saudáveis, com enfoque em quatro linhas de atuação: adaptação à mudança climática, sistema de espaços livres, mobilidade urbana e habitação.

Atender uma demanda de elaboração de planos diretores e leis complementares afins, que visem soluções interdisciplinares, sistêmicas e participativas, em atendimento à legislação em vigor e comprometidos com a efetividade.

Metodologia:
O curso propõe o aprendizado associado à prática, utilizando-se de estudo de caso específico, onde a metodologia de elaboração de instrumentos de ordenamento territorial, como planos diretores e leis complementares afins, é empreendida em todas as etapas condicionantes para a definição de consensos sobre a política urbana do município.
Essa prática favorece a reflexão teórica e técnica aplicada à realidade de municípios brasileiros, o conhecimento de seus recursos e limitações, ameaças e potencialidades, originando um produto cuja aplicação pode, inclusive, ter implicações diretas na gestão territorial em curto prazo.
O curso oferece a oportunidade de que o processo de aprendizado se dê por imersão em uma situação real, considerando o reconhecimento de um território específico, a partir de interações com instituições e com a população local, dentro de um processo colaborativo de elaboração dos instrumentos de ordenamento territorial.

Coordenação: Maria Fernanda Lemos, Izabella Lentino e Luís Madeira

Clique aqui para mais informações