>notícias

11.12.19
IAB-RJ premia aluna do DAU

Intitulado "A construção da paisagem æntrópica: Barragem do Fundão, Mariana - MG'', o projeto de Eduarda Abud, aluna do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, ganha o 36º Prêmio Arquiteto do Amanhã do IAB-RJ. O projeto foi orientado por Flaviana Raynaud e co-orientação por Ligia Saramago – ambas professoras do DAU.

A proposta de trabalho partiu de uma inquietação acerca da transformação da paisagem natural, avaliando o impacto da atividade humana sobre o território. A aproximação ao tema foi através da forma como se deu a exploração mineral no país, uma das principais atividades econômicas brasileiras. Mais do que uma reflexão sobre como operamos o território, o interesse do trabalho é investigar como tais interferências na paisagem, ao que chama-se de feridas, feriram e continuam a ferir os diferentes modos de vida.

Este trabalho tem como objeto de estudo a Barragem do Fundão, em Mariana (MG), cujo rompimento gerou grandes impactos sócio-ambientais. Para além de um objeto ou de um caso pontual no tempo e no espaço trata-se de uma situação global de exploração predatória, irresponsável e insustentável dos recursos naturais que se desenvolve de forma assimétrica no âmbito sócio-econômico, onde o lucro de uns é a miséria de outros.

O título do trabalho conduz, desejavelmente, à ideia de finitude, de um meio que se esgota. Assim, se dedica o termo paisagem æntrópica à essa coexistência não-harmônica, onde o homem, agindo livremente sobre seu meio natural (ação antrópica), degrada suas próprias possibilidades de existir (entropia).

O projeto tem o intuito de refletir a respeito das práticas do espaço – este tido pela máquina político-econômica como fonte ilimitada e irrestrita de recursos, livre de preexistências, capaz de auto regeneração – na configuração de limites enquanto territórios, refletindo, portanto, sobre a forma como construímos o espaço onde habitamos através da identificação das relações de coexistências e/ou sobreposições das vozes que os contornam.

Parabéns a Eduarda e também a sua orientadora e co-orientadora pelo excelente trabalho.

« voltar

arquivo