>notícias

21.12.20
MENSAGEM DO DIRETOR

A toda a comunidade DAU PUC-Rio
– alunas e alunos, professoras e professores, funcionárias e funcionários

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2020

Caras e caros,

O ano que parecia não ter fim vai finalmente terminando, e antes que isso aconteça eu gostaria de mandar uma mensagem a vocês todes.

E como não poderia deixar de ser, esta só pode ser uma mensagem de gratidão – essa palavra tão corriqueira e ao mesmo tempo tão necessária, sobretudo num ano em que, talvez mais do que qualquer outro ano de nossas vidas, nós dependemos tanto uns dos outros.

E o que eu posso dizer hoje – e falo aqui em nome da PUC-Rio como um todo – é que se conseguimos dar conta de tantos desafios, foi graças à disponibilidade, à colaboração, à boa vontade e também à coragem que cada uma e cada um de vocês manifestou desde que, em 13 de março, com a eclosão da pandemia de COVID-19, nós embarcamos numa viagem ao que parecia ser apenas o país do isolamento mas que, logo percebemos, era também o país da generosidade e da solidariedade.

Obviamente, dizer que demos conta de tantos desafios não pode obliterar o pesar diante das perdas que muitos de nós tivemos – perdas que não podem e não serão negligenciadas nem esquecidas. E é uma vez mais em nome da PUC-Rio que expresso aqui meu sincero pesar pelas perdas que cada uma e cada um de vocês tiveram. Como se repetiu tantas vezes ao longo deste ano, sobretudo diante da ignomínia e do absurdo, “quem partiu é amor de alguém”.

Contudo, se cumpre admitir que não podemos ainda olhar pra frente com puro otimismo, parece justo dizer que podemos fazê-lo com esperança – uma esperança construída coletivamente durante o longo e penoso ano que vai chegando ao fim.
O ano que confirmou em nós a certeza de que juntes somos mais fortes, e que não há êxito que não seja êxito coletivo e comunitário.

Por isso, junto com meus votos de feliz Natal e de um ano novo repleto de paz, amor e saúde, quero dizer hoje a todes vocês: muito obrigado!

Com um forte abraço (por ora ainda virtual),


Otavio Leonidio
DAU PUC-Rio | Diretor

« voltar

arquivo