>notícias

04.12.20
Artigo de bolsistas de iniciação científica é selecionado para participar do VI ENANPARQ Brasilia 2021

O artigo Relações urbanas na nova a-normalidade. residualidade e estigmatização socioespacial em tempos de pandemia, foi selecionado para participar no VI ENANPARQ Brasilia 2021.

O trabalho foi desenvolvido pelo professor Fernando Espósito e as estudantes e bolsistas de Iniciação Científica, Federica Linares e Julia Meira.

A Pandemia do Covid-19 alterou muitas das relações sócio espaciais existentes na cidade, o que em contextos de extrema desigualdade e vulnerabilidade agrava mais ainda as já difíceis condições de vida de uma grande parte da população. O presente trabalho busca refletir sobre as dinâmicas de residualidade urbana sob a perspectiva da estigmatização do outro, situadas nesse contexto em que “a-normalidade” se torna, finalmente, visível, apesar de ter sempre existido. O objetivo principal é observar como as “zonas de tolerância”, entendidas aqui como espaços da cidade diariamente em “exceção” (Agamben, 2004), que reproduzem territórios ainda mais vulneráveis durante crises sanitárias como a que vivemos hoje, uma vez que, de acordo com a pesquisa, o benefício de ser parte estruturante do sistema urbano é também, e sobretudo, o condicionante para a sua própria exclusão. Portanto, o trabalho propõe utilizar a crise sanitária como caso de estudo para análise de alguns fenômenos urbanos de precarização sócio-espacial comuns às cidades, inclusive desde muito antes da pandemia.

Parabéns ao professor e as alunas!

Mais informações disponíveis no site.

« voltar

arquivo