>news

11.17.21
Carta à Comunidade do DAU | PUC-Rio Volta ao presencial em 2022

À Comunidade do DAU – alunas e alunos, professoras e professores, funcionárias e funcionários

Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2021

Caras e caros,

À medida que o semestre vai chegando ao fim, é hora de falar um pouco sobre o semestre que vem pela frente, previsto para ter início no dia 8 de março de 2022.

Como destacou a Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos de nossa Universidade, 2022.1 será um semestre de transição e readaptação, no qual as aulas remotas deixarão de ser – finalmente! – a única forma de ensino e aprendizado, e a tão aguardada volta ao campus enfim ocorrerá.

Os desafios que essa readaptação ao ensino presencial – por parcial e transitória que ela seja – coloca para nós não são pequenos. Junto a um incontido desejo de retomada da vida “normal”, há uma série de cuidados a serem observados.

Por “cuidado” não se deve entender apenas “cautela” e “precaução”. Nossa volta deve ser também – e talvez sobretudo – pautada por uma atenção especial ao cuidado de si e dos outros. Assim como ocorreu quando da migração para o ensino remoto, manteremos de pé o compromisso com a segurança sanitária e o bem-estar coletivo – além, é claro, a manutenção da qualidade do nosso ensino.

Seguindo esses preceitos básicos, nós do grupo gestor do DAU (direção, coordenações de graduação e de pós-graduação, assessoria da direção, supervisões de áreas e de projeto, funcionárias e funcionários, professoras e professores) procuramos colocar em prática um planejamento acadêmico que conjuga atividades presenciais e remotas – aquilo que tem sido comumente chamado de “modelo híbrido” de ensino.

Na prática, isso significa que teremos simultaneamente (a) disciplinas integralmente presenciais, (b) disciplinas que conjugam aulas presenciais e aulas remotas (caso dos nossos ateliês de Projeto) e (c) disciplinas integralmente remotas. Tais escolhas levaram em conta uma série de fatores – com destaque para a redução da capacidade de nossas salas de aula (por conta da necessidade de maior afastamento entre as pessoas) e o cotidiano de nossas alunas e alunos. (Informações sobre o modelo de ensino a ser adotado por cada uma das disciplinas oferecidas por nosso Departamento em 2022.1 estarão disponíveis quando da efetivação da matrícula, o que permitirá que todos possam planejar suas agendas semanais antecipadamente.)

Bem entendido, as preocupações de ordem sanitária se estenderão por todo o nosso campus. Reiterando o que foi dito pela Direção Central da Universidade, a volta ao presencial será pautada por uma atenção rigorosa aos protocolos sanitários necessários a uma ocupação segura do campus, o que implicará, além das limitações na ocupação dos espaços de ensino e convívio, o uso obrigatório de máscaras de qualidade e a exigência de cobertura vacinal completa.

Estamos cientes de que nossa capacidade de antecipar e planejar o que irá, ou poderá ocorrer, a partir de março de 2022 é limitada. O rumo que a pandemia de Covid-19 irá tomar nos próximos meses é, não há dúvida, imprevisível; tudo que podemos fazer a respeito disso é dar sequência ao que a maioria esmagadora de nós já vinha fazendo: nos proteger – a nós e sobretudo aos outros, em especial os mais vulneráveis. E se seguiremos fazendo isso é também em memória daqueles a quem a pandemia não poupou – a começar pelos nossos queridos e sempre saudosos professores Fernando Betim Paes Leme e Vera Magiano Hazan.

Dito isso, temos neste momento motivos suficientes para ser otimistas: diferentemente do que vem ocorrendo em muitos países, no Brasil a rejeição à vacinação tem sido mínima, razão pela qual as taxas de internação e sobretudo de óbitos têm caído consistentemente em todo o território nacional. Se tudo correr bem e seguirmos nesse ritmo, é bem possível que cheguemos a março de 2022 em condições ainda melhores do que as atuais.

O mais importante, em todo caso, é pensar que, havendo imprevistos, lidaremos com eles de modo análogo ao que ocorreu quando, lá se vão quase dois anos, a pandemia nos obrigou, súbita e inesperadamente, ao confinamento: agiremos de modo solidário, em conformidade com o espírito geral que rege nossa PUC-Rio.

Aproveito a ocasião para desejar a todas e todos, antecipadamente, um final de ano e um Natal de paz, alegria, e muita saúde.

Otavio Leonidio | Diretor

« back

archive