>notícias

07.12.20
TCC de aluno do DAU foi selecionado pelo ArchDailyBR como um dos melhores em Língua Portuguesa de 2020

O concurso, que foi aberto para toda a comunidade lusófona, recebeu 427 propostas, entre as quais 40 foram selecionadas. O trabalho do aluno Jordi Marchon foi um dos selecionados. Teve como orientador, o professor Adriano Carneiro e como co-orientadora, a professora Suzane Queiroz.

O ensaio “Corpo Rede” utiliza da prática artística associada a problematizações teóricas a fim de construir uma narrativa capaz de proporcionar a visualização do imaterial. Pressupondo que projetar é tornar algo visível, o ensaio conduz investigações propositivas em 6 atos com intuito de nos distanciar da imersão alienante do cotidiano para tatear um novo corpo, um novo habitar e uma nova condição de espaço formado por dispositivos e informação que define o indivíduo contemporâneo.

O trabalho utiliza de uma metodologia dividida em duas fases: A primeira baseada no levantamento bibliográfico com os principais autores contemporâneos que tangenciam a tese e a segunda fase que consiste em experimentações em campo, onde coloco meu corpo confinado em laboratório, como campo de exploração do espaço público durante a pandemia.

O propósito do trabalho é trazer a problemática sobre o Big Data e a situação desconhecida de poder, controle e vigilância. Propondo a habitação de um espaço híbrido através de um corpo informacional que o conceito ortodoxo de arquitetura não abriga. Explorando uma nova subjetividade, através de ações descentralizadoras do controle de dados de instituições privadas e governamentais sugerindo a retomada de autonomia e a reconfiguração do tecido urbano e de nossos corpos.

Parabéns Jordi, te desejamos um sucesso enorme!

Mais informações sobre o projeto disponíveis aqui.

« voltar

arquivo