>notícias

09.10.13
CAU PUC-RIO COLABORA COM O UCCRN, COLUMBIA UNIVERSITY

As professoras Maria Fernanda Campos Lemos e Cecilia P. Herzog do CAU/PUC-Rio foram nomeadas membros de uma força-tarefa internacional de cientistas do clima para ajudar cidades ao redor do mundo a enfrentar as causas e consequências da mudança climática, de acordo com a Dr. Cynthia Rosenzweig do NASA Goddard Institute for Space Studies e do Earth Institute da Columbia University.

Rosenzweig é fundadora da Urban Climate Change Research Network – UCCRN (Rede de Pesquisa em Mudança Climática Urbana), que inclui cerca de 500 pesquisadores ao redor do mundo. Maria Fernanda Campos Lemos e Cecília P. Herzog são membros da UCCRN e dos grupos de especialistas que vão produzir os relatórios temáticos, respectivamente, sobre Cidades em Zonas Costeiras e Biodiversidade Urbana. Esses relatórios temáticos vão integrar o Second UCCRN Assessment Report on Climate Change and Cities - ARC3-2 (Segundo Relatório de Avaliação sobre Mudança Climática nas Cidades), a ser lançado em 2015 (o primeiro relatório foi publicado em 2011 e está disponível no site da Rede), que vai cobri um gama de questões relacionadas às cidades no contexto da mudança climática, tais como saúde, alimentação, agua, energia, transporte, economia, governança, dentre outras.

As professoras participaram em setembro do Workshop de abertura do ARC3-2, na Columbia University, em New York. Neste evento se reuniram 110 especialistas em mudança climática urbana, profissionais e gestores da Ásia, Austrália, Europa, África e Américas.

« voltar

arquivo