>notícias

22.11.13
PROF. RICARDO ESTEVES FALA EM EVENTO DO CAU/RJ

A necessidade de rever a cultura veicular da cidade do Rio de Janeiro foi tema da mesa “Mobilidade e Acessibilidade”, no 2º Encontro CAU/RJ com a Sociedade, realizado nesta quarta-feira (30/10), na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, no Centro do Rio.

Ricardo Esteves, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-RJ, falou sobre a urgente necessidade de mudança dos parâmetros de mobilidade veicular na cidade do Rio, com o objetivo de vencer o que chamou de “ego-carro” — uma cultura de status que estimula as pessoas a se locomoverem com os seus automóveis em locais de grande movimento, gerando um baixo índice de ocupação (cerca de dois passageiros por carro, em média) que torna o trânsito verdadeiramente caótico e eleva o número de acidentes.

“O atual modelo chegou ao estado de saturação. É preciso estabelecer uma política de mobilidade urbana que dê prioridade aos deslocamentos a pé; aos veículos não motorizados (como bicicletas e triciclos); e aos transportes coletivos, em detrimento dos individuais. Essa política deve submeter-se às necessidades da cidade, facilitar a proximidade entre trabalho e moradia e, por fim, adaptar as tecnologias e os serviços às demandas de cada região. A cidade precisa voltar a ser das pessoas, que foram imprensadas em calçadas cada vez menores, e não dos veículos”, opinou.

« voltar

arquivo