>notícias

09.09.15
PALESTRA MICHEL MASSON NO STUDIO-X RIO

Palestra de Michel Masson sobre a obra do escultor Dan Graham e sua relação com a arquitetura.

Dan Graham iniciou sua trajetória artística em meados da década de 1960 muito por acaso. Convidado por amigos, tornou-se sócio da John Daniels, galeria em Nova York bastante ativa, mas de vida breve. Falido, viu-se obrigado a retornar à casa de seus pais em Nova Jersey. Durante a viagem de trem, pode observar a “nova cidade”.

Dessa experiência surgiu Homes for America, notório ensaio fotográfico sobre as habitações em massa dos subúrbios norteamericanos, que integra um primeiro conjunto de trabalhos do artista destinados à revistas. Um tempo depois, Graham ingressou na Nova Scotia College of Art and Design, Halifax, dando início a um período em que seu interesse se volta para o vídeo, a performance e a instalação, interrompido por Public Space/Two Audiences, trabalho realizado para a Bienal de Veneza em 1976 que impõe ao artista uma autocrítica. A despeito de seu êxito, Graham reconhece que a instalação aproximara-se demais do conceito do “cubo branco”. Como saída para o impasse, Graham adota a ideia de “plano da cidade”, passando a propor projetos de intervenção urbana, até iniciar, no começo dos anos 80, os seus pavilhões. Levando em conta a obra de Graham, a palestra tem por objetivo abordar a evidente relação do artista com a arquitetura, isto é, o papel que ela desempenha em seu modelo crítico-conceitualista.

Michel Masson
Doutor em História pela PUC-Rio com estágio na GSAPP, Universidade de Columbia, Nova York. Possui mestrado em Design e especialização em História da Arte e da Arquitetura do Brasil pela PUC-Rio. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/UFRJ. Atualmente é pós-doutorando do PPGArq e professor colaborador na PUC-Rio.

A palestra será em português.

Para maiores detalhes acesse: http://studioxrio.org/pt/events/dan-graham-and-architecture

« voltar

arquivo