>notícias

20.09.16
CICLO DE CONVERSAS MÍDIA-CIDADE

MÍDIA-CIDADE: ARTE CONTEMPORÂNEA COMO PENSAMENTO SOBRE A DIMENSÃO URBANA - CICLO DE CONVERSAS

OTAVIO SCHIPPER conversa com MICHEL MASSON

Desde meados da década de 1960, algumas práticas contemporâneas vêm expandindo o campo da arte ao incorporarem elementos considerados “extra-artísticos” pelo ideal de pureza do modernismo. Nesse regime de mídias complexas – ou condição pós-mídia, tal como nomeia a crítica Rosalind Krauss –, que se definem menos pela especificidade dos meios do que pela diferença, a cidade tem sido adotada como matriz teórica, ferramenta conceitual, enfim, referência constante e dinâmica na constituição de linguagens diversas. Nesses termos, independente do suporte utilizado, a cidade tornou-se uma mídia.

Tendo como objetivo elaborar um pensamento crítico acerca da cidade a partir das práticas artísticas, o Programa de Pós-graduação em Arquitetura - PPGArq/PUC-Rio tem o prazer de convidar para o ciclo de conversas Mídia-Cidade: Arte Contemporânea como pensamento sobre a Dimensão Urbana. Trata-se de investigar o lugar que a cidade ocupa na produção artística atual, bem como, em contrapartida, explorar as perspectivas de interpretação do fenômeno urbano abertas por tais práticas. O calendário de encontros de 2016.02 ocorrerá nas seguintes datas:

Otavio Schipper conversa com Michel Masson – 28/09/16

Luiza Baldan conversa com Michel Masson – 09/11/16

Alexandre Vogler conversa com Michel Masson – 06/12/16

As conversas acontecerão no Auditório AMEX (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea) nas datas indicadas e são abertas a todos.

« voltar

arquivo