>notícias

09.06.17
Superfícies de Contato

A Escola de Artes Peter Behrens da Universidade de Düsseldorf e o DAU/ PUC-Rio realizam sua primeira cooperação com o workshop “Superfícies de Contato”.

O workshop “Superfícies de Contato” foi uma cooperação de dois semestres entre os professores Bernhard Franken e Gabi Schillig Escola de Artes Peter Behrens da Universidade de Düsseldorf e a professora Verônica Natividade do DAU/ PUC-Rio. O intenso trabalho teve dois workshops: Intra Muros, realizado entre 14 e 18 de novembro em Düsseldorf e Extra Muros, realizado na PUC-Rio entre 29 de maio e 02 de junho.

O atelier tinha como proposta trabalhar com o conceito de “pele” que não se limita ao corpo, mas que pode ser aplicado a estratégias tectônicas que vão desde a escala do objeto à urbana. O curso se propôs a especular sobre a relação da pele como superfície de contato na conexão entre o corpo/ objeto edifício /espaço urbano, buscando identificar suas potencialidades performativas e de mediação a fim de gerar espaços pessoais, sociais e culturais. Os alunos exploraram diversas estratégias artísticas, arquitetônicas e urbanas, onde a noção de pele assume o significado de limite ambivalente que cria manchas transições em vez de fronteiras rígidas entre os espaços que forma. O curso focou especificamente sobre artistas brasileiros que lidam com a noção de corpo e pele, envolvendo seu potencial de criar espaços táteis e multissensoriais de comunicação.

O time brasileiro também contou com a colaboração dos professores Masao Kamita, Ana Paula Polizzo, Antônio Sena, Silvio Dias e Alder Catunda do DAU, além do professor William Barbosa e dos alunos representantes do IEEE, Gustavo Azevedo e Henrique Pinheiro Saraiva do Departamento de Engenharia Elétrica.

Como parte do workshop, os alunos também visitaram os laboratórios do ICD/ ITKE da Universidade de Stuttgart, na Alemanha e os ateliês dos artistas brasileiros Maria Nepomuceno e Ernesto Neto, no Rio de Janeiro. O encerramento do workshop foi realizado no dia 1° de junho, com a palestra do artista plástico e ex-aluno do DAD/ PUC-Rio, Muti Randolph e a exposição dos trabalhos realizados.

« voltar

arquivo