>notícias

23.11.17
Território Expandido: arquitetura e cidade em deslocamento

Com a presença do geógrafo português Alvaro Domingues, professor da FAUP/ Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, que vem ao Brasil especialmente para o evento, o seminário inclui duas mesas de discussão sobre arquitetura, história e cidade (com Angelo Bucci e Barbara Silva; João Masao Kamita e Antonio Edmilson Rodrigues).

O objetivo do seminário é provocar uma discussão atualizada sobre as relações entre Brasil e Portugal do ponto de vista de uma perspectiva contemporânea e interdisciplinar que envolve a problematização dos processos de urbanização e territorialização recentes nos dois países.

ÁLVARO DOMINGUES (Melgaço, 1959) é geógrafo e professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde também é investigador no CEAU-Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo. Suas pesquisas relacionam-se com geografia urbana, paisagem, território, construindo narrativas que envolvem fotografia e literatura. Das suas obras mais recentes destacam-se A Rua da Estrada (Dafne, 2010) e Vida no campo (Dafne, 2012), além de Políticas Urbanas I e Políticas Urbanas II (com Nuno Portas e João Cabral, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003 e 2011), Cidade e Democracia (Argumentum, 2006) e De volta a Portugal (Contraponto, no prelo). Seus trabalhos tem participado de diversas exposições, entre elas a X Bienal de Arquitetura de São Paulo (2013) e Viagem ao Invisível (Lisboa, 2017).

O Seminário "Território expandido: arquitetura e cidade em deslocamento entre Brasil e Portugal", foi organizado em parceria entre os Programas de Pós-graduação em História e Arquitetura da PUC-Rio.
_________________________________________________

Programação
Dia 23 de novembro de 2017


9:30 / Mesa 1 - Arquiteturas
Angelo Bucci (SPBR Arquitetos/USP)
Bárbara Silva (Arquiteta, curadora e editora independente)
Moderador: Ana Luiza Nobre

14:00 / Mesa 2 - História e Cidade
Masao Kamita (PUC-Rio)
Antonio Edmilson M Rodrigues (PUC-Rio)
Moderador: Antonio Sena

16:30 / Conferências - Paisagens Transgênicas
Álvaro Domingues (Geógrafo/FAUP)

Organização:
Ana Luiza Nobre
João Masao Kamita

Local:
Auditório do RDC, PUC-Rio
Rua Marques de São Vicente 225
Gávea
Rio de Janeiro

« voltar

arquivo