>notícias

27.03.18
Posse do Professor Otavio Leonídio na Diretoria do DAU

O Professor Otávio Leonídio Ribeiro tomou posse hoje, dia 27 de março de 2018, no cargo de Diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, numa cerimônia descontraída e em ótimo clima de confraternização.

Compareceram ao evento o Reitor da PUC-Rio, Pe. Josafá Carlos de Siqueira, o Vice-Reitor, Prof. José Ricardo Bergman, o Decano do CTCH Prof. Júlio Cesar Valladão Diniz, além de membros do CTCH, CCS, e CTC, professorxs, funcionárixs e alunxs do Departamento.

A professora Maria Fernanda Lemos, que entregava o cargo, fez, em seu discurso de despedida, um breve histórico da sua atuação, pontuando a transformação do curso em departamento, prestando amplos agradecimentos aos que a auxiliaram nos desafios e nas conquistas durante os cinco anos de sua administração. Ao final, desejando boa sorte, ofereceu integral colaboração à nova direção e equipe..

O Professor Otávio Leonídio apresentou seus colaboradores mais próximos, Coordenadora da Pós-graduação, Profa. Rachel Coutinho e Coordenador de Graduação, Prof. Carlos Eduardo Spencer. Em prosseguimento, disse em seu discurso de posse: “Penso que minha tarefa seja dar continuidade à boa parte do que já está em curso (sobre a administrações anterior), privilegiando sempre e cada vez mais a graduação, dando sequência e ampliando o compromisso com agenda sócio-ambiental, com a internacionalização, com atualização das práticas pedagógicas, em especial no âmbito do ensino de projeto de arquitetura, com a integração com outros departamentos (…), com a valorização de um senso de pertencimento, que é a marca da nossa PUC-rio. Todos esses objetivos, contudo, devem estar atrelados àquele que é meu juízo e que é a própria razão de ser de uma escola de arquitetura, compromisso com a construção de um espaço socialmente generoso e includente, vale dizer, que não reproduza a primeira das violências, a violência da discriminação e da exclusão. Tem se falado muito, em anos recentes, em espaços virtuais (…) mas uma sociedade não existe fora do espaço, sobretudo do espaço da cidade, significa dizer, que uma sociedade excludente tem na cidade excludente um de seus mais fortes e perversos aliados. O papel que a escola de arquitetura representa nesse contexto é crucial, pois é também ali, que para o bem e para o mal, nascem e se reproduzem as cidades. Nesse sentido, uma escola de arquitetura deve ser acima de tudo, uma zona franca de cidades imaginadas, cidades, que, correndo soltas na imaginação de suas alunas e alunos possam ser uma outra cidade. Essa cidade vive na imaginação e sobretudo no coração de nossas alunas e alunos. Nosso papel como professores e professoras não é outro, senão permitir que ela aflore e tome de assalto a realidade."

Discursou também o Decano do CTCH Prof. Júlio Cesar Valladão Diniz, que enalteceu a importância do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, bem como a gestão e a parceria da Profa. Maria Fernanda. Desejando boas-vindas ao novo diretor e conciliando com o seu discurso.

Em sua fala de encerramento o Reitor da PUC-Rio, Pe. Josafá Carlos de Siqueira, de forma muito simpática e bem humorada, elogiou o Departamento de Arquitetura e Urbanismo pela sua trajetória bem-sucedida desde a sua criação, prometeu total apoio à nova direção, principalmente, no tocante à busca de soluções para o espaço físico do departamento.

Ao final, presenteou o novo diretor com um kit da Puc-Rio e um novo boné, o que arrancou aplausos e sorrisos da platéia.

« voltar

arquivo