>notícias

28.02.18
Lançamento do Catálogo da exposição "Uma Viagem ao Egito Antigo" com curadoria de Joaquim Marçal

No próximo dia 1º de março, às 16h, o seminário "Uma Viagem ao Egito Antigo" vai marcar o lançamento de um catálogo, em edição bilíngue, reunindo reproduções de todas as imagens exibidas durante a exposição homônima que aconteceu entre novembro/17 e janeiro/18 na Biblioteca Nacional.
São fotografias das ruínas visitadas pelo imperador brasileiro durante suas viagens ao Egito, nos anos de 1871 e 1876-77 e a Pompeia, em 1888; mas também mereceram destaque as estampas – gravuras em metal e cromolitogravuras – e os trechos dos diários de viagem de Pedro II, cuidadosamente reunidos e selecionados pelo curador, Joaquim Marçal, e pela curadora assistente, Késiah Pinheiro Viana, que ajudaram a contextualizar as viagens do monarca.

Palestrantes:
Prof. Dr. Antonio Brancaglion Junior, curador da Coleção Egípcia do Museu Nacional da UFRJ,
Prof. Dr. Luiz Marques, do Departamento de História da Unicamp,
Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do Instituto Moreira Salles,
Maria Eduarda Marques, diretora do Centro de Cooperação e Difusão da Fundação Biblioteca Nacional
Joaquim Marçal Ferreira de Andrade, curador da mostra

Durante o seminário, alguns originais selecionados ficarão em exposição em vitrines junto ao auditório. Um coquetel marcará o encerramento do encontro, com distribuição dos catálogos ao público presente.

Segundo Maria Eduarda Marques, “o catálogo, uma obra de referência, prima pela reprodução de todas as imagens expostas na Biblioteca Nacional de um de nossos acervos mais raros e preciosos”.

Local
AUDITÓRIO MACHADO DE ASSIS
Rua México s/n

« voltar

arquivo