>notícias

08.07.14
EXPOSIÇÃO CANTEIRO ABRE NO STUDIO-X RIO

Abre na próxima quinta-feira (10/07) às 18:00 no Studio-X Rio (Praça Tiradentes, 48, Centro, Rio de Janeiro) a exposição "Canteiro", cuja concepção e montagem teve a participação de alunos e professores do CAU PUC-Rio.

Frente às intensas transformações urbanas do Rio - expressas através dos canteiros de obra e suas torrentes de esforços, matérias e acontecimentos - e à demanda de um pavilhão temporário para o MAM-Rio, surgiu a oportunidade e o desejo de ampliar o domínio da arquitetura a partir de sua aproximação com arte e construção.

O projeto toma partido da tecnologia das fôrmas e escoramentos em uso nas obras mais emblemáticas da cidade como estratégia para promover uma operação crítica no contexto carioca atual. Ao utilizar estes elementos para construir a imagem negativa de um muro que atravessa o vão livre do museu e se estende pelo parque, o pavilhão evita se cristalizar e se coloca em permanente processo, encerrando distinções entre montagem, desmontagem e objeto.

A própria ideia do muro, como linha que tensiona e divide espaços, é subvertida no momento em que o próprio muro define uma nova espacialidade - o muro a um só tempo espaço de cisão e de possibilidade, criando um lugar de experimentação e reflexão sobre as transformações em curso.

O projeto foi concebido para abrigar atividades do projeto 89+, uma parceira do MAM com o MoMA PS1, e não foi executado. Esta exposição é uma oportunidade de sublinhar sua dimensão crítica e refletir sobre a própria pratica projetual como instrumento de reflexão sobre a realidade. A exposição é acompanhada pela mesa “Arquitetura e Ideologia: Prática Crítica”.

Clique AQUI para ver a página do evento no Facebook!

autores do projeto
André Porto
Bruno Siniscalchi
Carlos Zebulun
Rodrigo Messina
Mateus Rosa
Miguel Darcy
Cauê Mattos
Guilherme Rizzo
Giovanna Drolshagen

concepção e montagem
André Porto
Bruno Siniscalchi
Carlos Zebulun
Rodrigo Messina
Mateus Rosa
Miguel Darcy

professores colaboradores
Ana Luiza Nobre (CAU PUC-Rio)
Luciano Alvares (CAU PUC-Rio)
Otavio Leonidio (CAU PUC-Rio)
Raul Smith (CAU PUC-Rio / Studio-X)
Pedro Rivera (Studio-X)
Lívia Travassos

« voltar

arquivo