24.08.23
Aula Inaugural 2023.2 - Sérgio Ferro e João Marcos Lopes

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio tem o prazer de convidar os arquitetos Sérgio Ferro e João Marcos Lopes para a aula inaugural do segundo semestre de 2023.

Sérgio Ferro é pintor, desenhista, arquiteto e professor, com graduação pela FAU-USP e pós-graduação em Museologia e Evolução Urbana na mesma instituição. Participou da mostra Opinião 65, no MAM-Rio, integrou o Grupo Arquitetura Nova com Flávio Império e Rodrigo Lefèvre, e atuou como professor FAU-USP e da UnB.

Exilou-se na França na época da ditadura no Brasil, onde foi professor na École Nationale Supérieure d'Architecture de Grenoble, fundando o laboratório Desenho/Canteiro, que esteve sob sua responsabilidade de 1982 a 1997. Publicou, entre outros, os livros O Canteiro e o Desenho, Michelangelo: Notas por Sérgio Ferro, e Michel-Angel, Architecte et Sculpteur.

João Marcos Lopes, professor titular do IAU-USP (São Carlos/SP), atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade - HABIS, do qual é um dos coordenadores. Foi Pró-reitor Adjunto de Cultura da Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP.

É arquiteto e urbanista com graduação pela FAU-USP, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos-USP e doutor em Filosofia e Metodologia das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar. É associado à USINA - Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado, onde trabalhou em projetos e obras de moradia popular promovidas por ajuda-mútua e autogestão, projetos e obras em assentamentos precários, desenvolvimento de políticas e programas habitacionais, pesquisas aplicadas e desenvolvimento de sistemas.