>notícias

18.12.20
NOTA PÚBLICA DAU | PUC-Rio

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura | PPGArq PUC-Rio

NOTA PÚBLICA

Faz poucos dias, uma egressa de nosso Programa de Pós-Graduação teve artigo de sua autoria aceito para publicação no periódico Cadernos Metrópole. Contudo, para sua surpresa e indignação, dentre os comentários que recebeu de um/a avaliador/a do artigo, constavam observações desrespeitosas e inaceitáveis – com destaque para: “Escreve de forma irritante, utilizando o tempo todo ‘arquitetos e arquitetas’. Deve ser uma feminista chata que usa a linguagem para ser clara quanto ao gênero”.

Ante o protesto da autora, o periódico se retratou, na forma de uma carta enviada diretamente a ela. Posteriormente, o INCT Observatório das Metrópoles, ao qual Cadernos Metrópole é vinculado, publicou uma “Nota de Retratação Pública”, na qual lamenta o ocorrido e pede sinceras desculpas à autora “pela falta de decoro com que o(a) parecerista se expressou”. (https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/nota-de-retratacao-publica/)

Nós, abaixo assinades, professoras e professores do PPGArq PUC-Rio, vimos a público manifestar apoio à egressa e endossar seu repúdio à maneira ofensiva com que foi tratada.

Mas o fazemos também por julgar que o caso não pode ser minimizado. O que está em jogo aqui, de fato, é de grande relevância, pois envolve o livre exercício de formas de expressão e do uso da linguagem – algo que se dá na interseção sensível e incontornável das éticas acadêmica e política.

Nossa posição como professoras e professores não pode ser outra, portanto, senão, em conjunto com nossas alunas e alunos, defender o direito inalienável e imprescindível a esse exercício, e repudiar qualquer tentativa no sentido de o constranger ou reprimir.

Rio de Janeiro, 17 de Dezembro de 2020.

Ana Luiza Nobre
Elisa Sotelino
Fernando Espósito Galarce
João Masao Kamita
Luiz Fernando Martha
Maíra Machado Martins
Marcos Favero
Maria Fernanda Campos Lemos
Otavio Leonidio
Rachel Coutinho Marques da Silva

« voltar

arquivo