>notícias

17.04.19
Evento preparatório para o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos UIA2020Rio

Com a aproximação do maior evento de Arquitetura e Urbanismo do mundo, que terá sua próxima versão sediada no Rio de Janeiro em 2020, os cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro se uniram, com o apoio da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro por meio da Comissão de Ensino e Formação e do Instituto de Arquitetos do Brasil (Departamento do Rio de Janeiro) para organizar um ciclo de debates que visa formular reflexões sobre os quatro eixos propostos pelo Comitê Científico do UIA 2020 Rio.


Os eixos em torno dos quais se desenvolverão as atividades do Congresso Mundial são: Diversidade e Mistura; Mudanças e Emergências; Fragilidades e Desigualdades; Transitoriedades e Fluxos. Nestes eventos preparatórios, cada eixo será discutido separadamente em dois momentos pelas universidades durante o ano que precede o Congresso, uma a cada semestre, sempre com a presença de especialistas em cada tema. O primeiro debate acontecerá no dia 25 de abril, uma quinta-feira, às 18h, no auditório da sede do IAB/RJ, que fica na Rua do Pinheiro, número 10, no Flamengo (próximo ao metrô Largo do Machado).

A primeira mesa redonda deste ciclo contará com a presença de Henrique Silveira, da Casa Fluminense; Marcus Faustini, das Redes para a Juventude; e Leslie Loreto, da Arche Projetos Participativos. Eles discutirão sobre o eixo “diversidade e mistura”, apontando a centralidade do tema dentro da trajetória de cada um.

Henrique Silveira é geógrafo e mestre em Comunicação e Cultura pela UERJ/FEBF. É o Coordenador Executivo da Casa Fluminense e se dedica a mobilizar organizações para combater as desigualdades da Região Metropolitana do Rio. Marcus Faustini é diretor teatral, documentarista e escritor, autor do Guia Afetivo da Periferia. Criou a metodologia da Agência de Redes para Juventude, com o objetivo de transformar ideias de jovens das favelas cariocas em projetos para impactar suas comunidades, aumentando suas redes e repertórios. Leslie Loreto é arquiteta e urbanista pela USP e trabalha com assessoramento técnico a movimentos de moradia. Coordena, junto com Elsa Burguiere, a Arche - Projetos Participativos, que atualmente assessora a UMP-RJ e a Coletiva Popular de Mulheres da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Desde 2018, representantes de 15 cursos de Arquitetura e Urbanismo se reúnem para planejar esses eventos ao longo do ano de 2019. As Instituições envolvidas são: IFF, UFRJ, UFRRJ, UFF, UERJ, GAMA E SOUZA, IBMR, PUC-RIO, SILVA E SOUZA, UGB, UNESA, UNIGRANRIO, UNILASALLE, UNISUAM e UVA.

Para o Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Igor de Vetyemy, as universidades não poderiam deixar de participar ativamente dos preparativos para este grande momento, em que teremos o mundo inteiro de olhos voltados para o Brasil, onde se fazem tão presentes os desafios da urbe contemporânea: “A academia não poderia ficar de fora da discussão ativa sobre esses grandes desafios urbanos, que serão tão decisivos para o sucesso das nossas cidades de amanhã. O tema principal do Congresso é ‘Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21’. O Brasil não foi escolhido apenas pela presença marcante de nossa arquitetura, tão rica e diversa, mas também porque sintetizamos muitos desses desafios como nenhum outro país no planeta.” Para a arquiteta Fabiana Izaga, do Comitê Organizador UIA2020RIO, “é muito importante a reunião das escolas de arquitetura e urbanismo no Rio de Janeiro com o objetivo de discutir os temas do Congresso. Este evento preparatório certamente demarca o arranque de todo um movimento de discussão, com vistas a 2020, sobre a formação do arquiteto urbanista para atender às novas demandas da sociedade por arquitetura e por cidade.”

As mesas redondas do primeiro semestre já estão com datas marcadas, enquanto no segundo semestre estão definidos os meses em que cada debate acontecerá, com datas ainda a serem confirmadas.
EIXO 1 – Diversidade e Mistura: 25 de abril e agosto de 2019
EIXO 2 - Mudanças e Emergências: 06 de junho e setembro de 2019
EIXO 3 - Fragilidades e Desigualdades: 09 de maio e outubro de 2019
EIXO 4 – Transitoriedades e Fluxos: 24 de maio e novembro de 2019
Todas os debates acontecerão na sede do IAB/RJ, sempre às 18h.

Expediente: Ciclo de debates preparatórios formuladores de reflexões para o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos UIA2020Rio - primeiro debate: “DIVERSIDADE E MISTURA”
Organização: Cursos de Arquitetura e Urbanismo no Rio de Janeiro: IFF, UFRJ, UFRRJ, UFF, UERJ, GAMA E SOUZA, IBMR, PUC-RIO, SILVA E SOUZA, UGB, UNESA, UNIGRANRIO, UNILASALLE, UNISUAM e UVA.
Apoio: IAB-RJ; UIA2020RIO
Data: 25 de abril 2019
Local e hora: Sede do IAB-RJ (Rua do Pinheiro 10, Flamengo) às 17h30

« voltar

arquivo