>Graduação

Curso

O Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) foi criado no primeiro semestre de 2002 pelos Departamentos de Engenharia Civil e Artes e Design da PUC-Rio, baseado na tradição e experiência da Universidade na formação em Engenharia Civil, Design e História. Desde o início, o CAU é caracterizado por um projeto pedagógico cujo eixo estruturador é o ateliê integrado de projeto, e por valorizar a interdisciplinaridade, a internacionalização, a inovação, e a capacidade crítica dos profissionais que forma.

Com o crescimento e consolidação do CAU e a criação, em 2013, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PPGArq), foi inaugurado, em abril de 2015, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da PUC-Rio, potencializando a articulação existente entre pesquisa, extensão e ensino, nos níveis de graduação e pós-graduação, na área de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio. Assim, desde de 2013, o DAU vem investindo massivamente na integração entre a graduação e a pós-graduação, considerada fundamental para a qualidade da formação profissional, por meio de atividades extracurriculares e projetos de iniciação científica.

O bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio valoriza, particularmente, a não dissociação entre teoria e prática, o que se expressa, dentre outras formas, por meio do ateliê integrado de projeto, que insere parte expressiva do conteúdo teórico do currículo obrigatório em ateliês com 12 horas semanais, e é ministrado por equipes combinadas de professores com dedicação integral, prioritariamente voltados para a pesquisa, e com dedicação parcial, prioritariamente voltados para a prática de projeto em escritórios privados ou entidades públicas. A estratégia pedagógica do ateliê integrado como espinha dorsal do currículo, além de potencializar associação entre teoria e prática, reforça a interdisciplinaridade, com inclusão, nos mesmos ateliês de projeto, de professores de diferentes áreas do conhecimento e departamentos distintos da Universidade.

O CAU busca constantemente ampliar sua inserção e multiplicar na sociedade princípios de responsabilidade social e ambiental. Isso é alcançado por meio de conteúdos ministrados em sala de aula, mas também da experiência prática, nas atividades extracurriculares, como os workshops e viagens de estudo, ou na experiência que os alunos podem ter no Escritório Modelo de Arquitetura.