>eventos

Simpósio

11.11.16
Ser Urbano 2015 - DIA 5

-17:00-

Outros Currículos

As dificuldades externas, a realidade contemporânea e a transversalidade tecnológica nos colocam frente a um constante debate a respeito do processo pedagógico na escola de arquitetura e urbanismo. Qual é a importância da academia na formação de arquitetos e urbanistas? Quais são os principais pontos para a formação de um arquiteto e urbanista? Como a metodologia do ensino auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo do aluno ?

Guilherme Lassance

Guilherme Lassance é graduado em arquitetura pela Escola de Arquitetura de Toulouse (1992) e doutor em arquitetura pela Universidade de Nantes, França (1998). Foi professor da Escola de Arquitetura de Toulouse, tendo lecionado em cursos de pós-graduação interinstitucionais europeus e trabalhado em pesquisas para o governo francês. Atualmente é professor associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ) onde foi Diretor Adjunto de Graduação (2006-2010) e atua nos Programas de Pós-graduação em Arquitetura (Proarq) e em Urbanismo (Prourb). Em 2013 e 2016, foi professor visitante do Curso de Mestrado em Projeto Arquitetônico e Urbano (MSAUD) na Graduate School of Architecture, Planning and Preservation (GSAPP) da Universidade de Columbia em Nova York. É co-orgnizador da série de coletâneas Leituras em Teoria da Arquitetura e co-autor do livro Rio Metropolitano: Guia para uma arquitetura (2012), exposto e premiado em diversos fóruns, tanto nacionais quanto internacionais.


Gerônimo Leitão

Arquiteto, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), com especialização em Urbanismo (Curso de Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - 1989). Mestre em Geografia pelo Instituto de Géo-Ciências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor Associado II da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF. Professor do Mestrado em Defesa Civil da UFF. Tem experiência profissional e acadêmica nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando, principalmente, nos seguintes temas: projetos de habitação de interesse social e de regularização urbanística de assentamentos informais. Ex-diretor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (mandato: 2007 - 2011). Conselheiro Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro. Conselheiro Suplente do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil - Seção Rio de Janeiro. Diretor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (mandato: 2016 - 2020)

Maria Fernanda Lemos

Doutora (2010) e Mestre (1999) em Urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ. Especialista (1996) em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Professora e de urbanismo da PUC-Rio, atua no Mestrado em Arquitetura, no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, no Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental, oferecido pela PUC-Rio e Technische Universitat Carolo-Wilhelmina Zu Braunschweig, no Curso de Especialização em Sustentabilidade no Projeto: Design, Arquitetura e Urbanismo, no qual é coordenadora, além de outros cursos de especialização e extensão da PUC-Rio. Diretora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA/PUC-Rio), com experiência em projetos interdisciplinares de pesquisa e extensão universitária. Pesquisadora do grupo Urbanismo e Estruturas Ambientais do LAURBAM/PROURB/FAU/UFRJ, do Grupo de Estudos do Lugar: Sustentabilidade em Projeto (GELS/PUC-Rio), no qual é líder do grupo, e do grupo Universidade Sustentável da PUC-Rio. É membro da UCCRN (Urban Climate Change Research Network). Coordena o Laboratório de Urbanismo (U.LAB), na PUC-Rio, atuando nas áreas de planejamento e projeto urbano, com ênfase em sustentabilidade e resiliência urbana, adaptação de cidades para a mudança climática e habitação de interesse social.

Iazana Guizzo

Doutora em urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o tema Os métodos de concepção do espaço comum: a participação em Christopher Alexander, Lina Bo Bardi e Hassan Fathy e coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula- RJ. É professora do Mestrado de Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído e das disciplinas de Urbanismo IV e Arquitetura XVIII da mesma instituição e participa do escritório Terceira Margem: arquitetura, urbanismo e experiências. Realizou doutorado sanduíche no Institut d Urbanisme de Paris (2012 e 2013). Mestre pelo programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, mestrado em Estudos da Subjetividade, com o tema Micropolíticas urbanas: uma aposta na cidade expressiva (2008). É formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Ritter dos Reis - RS, FAU/UniRitter (2004). Atuou (2006 a 2009) como arquiteta e urbanista na área pública (prefeitura do município de Nova Iguaçu - RJ) Participou da equipe de elaboração dos planos diretores de Nilópolis e São João de Meriti (2006) . Atuou, também, como professora substituta na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009 a 2010). Além de elaborar e executar projetos de arquitetura e intervenções urbanas artísticas.

Mediação: Gabriel Duarte

Gabriel Duarte é sócio-fundador do escritório CAMPO arquitetura e urbanismo, localizado no Rio de Janeiro e é Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio (CAU PUC-Rio), onde coordena ateliers de projeto que investigam as escalas intermediárias entre o território e a arquitetura. Recentemente co-criou o grupo Novas Cartografias, que pesquisa novos métodos de mapeamento colaborativo e é Pesquisador Associado do Laboratório de Arquitetura, Infraestrutura e Território (LAIT), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da PUC-Rio (PPGA PUC-Rio). Tendo dado palestras e aulas extensivamente tanto no Brasil quanto no exterior, foi recentemente Professor Visitante na Architectural Association (Londres) e no MIT e Harvard (Cambridge), entre outras. Entre os diversos prêmios que recebeu destacam-se o prêmio Wolf Tochtermann Prize, da UNESCO, e o prêmio Takashi Inuye Award, da Federação Internacional para Habitação e Planejamento (IFHP). Desde 2007 é Membro do Quadro de Avaliadores da Fundação Europeia de Ciência (ESF) e em 2014 foi convidado a integrar o Comitê Gestor do Núcleo de Pesquisa em Urbanismo Informal do UN-Habitat, sediado no Instituto de Paisagismo da Universidade Leibniz de Hannover (ILA Uni-Hannover), Alemanha. Em 2014-15 foi o Lemann Visiting Scholar no Centro de Estudos Latino-americanos David Rockefeller de Harvard (DRCLAS). Foi educado como arquiteto e urbanista na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (FAU-UFRJ), Brasil, e obteve o título de mestre em urbanismo (cum laude) pela Universidade Técnica de Delft (TU Delft), Holanda.

Data: 11.11.16
Horário: 17:00 às 20:00
Local: Canteiro Experimental
Informações: serurbano.pucrio@gmail.com

« voltar

arquivo