>eventos

Ser Urbano 2016 - DIA 3

-15:30-

Outras Memórias

A materialização da memória constitui o potencial histórico do espaço urbano, porém de que maneira a imagem da cidade se relaciona com a história da cidade? Políticas de aparecimento, ressignificações de lugares esquecidos, intervenções em lugares abandonados se colocam como agentes na (re)construção de um passado esquecido. De quais formas a arquitetura se posiciona frente a memória do lugar ?

Pedro Varella

Pedro Varella é arquiteto formado pela FAU-UFRJ (2011) com extensão acadêmica na escola de arquitetura Paris-Malaquais e mestre na área de teoria do projeto pelo PROARQ-UFRJ (2016). Possui formação complementar pela escola de artes visuais do parque lage (EAV-RJ) onde estudou entre 2007 e 2010. É co-autor do livro Rio Metropolitano: guia para uma arquitetura, publicado em 2013 com bolsa de auxílio da FAPERJ. É sócio fundador do GRU.A (grupo de arquitetos) onde desenvolve projetos no campo da arquitetura e das artes visuais. Entre os prêmios recebidos destaca-se o primeiro lugar no concurso de projetos para o centro de preservação de bens culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (2013), no Rio de Janeiro e o prêmio anual de arquitetura concedido pelo Instituto Tomie Ohtake Aknonobel (2015), em São Paulo. Atualmente é professor na faculdade de arquitetura e urbanismo da universidade Santa Úrsula e no IED-RJ - instituto europeu de design.

João Paulo Quintella

Mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela UERJ. Atualmente integra a equipe de curadoria e pesquisa permanente da Casa França-Brasil. Curador do projeto Permanências e Destruições, proposta de ocupações artísticas em locais cujos processos de erosão e/ou transformação sejam latentes, no Rio de Janeiro. Curador do projeto Remanso, contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015. Curador da exposição "Teu Osso é Pedra", individual de Beatriz Carneiro. Integrou o corpo curatorial do programa Novas Poéticas, desenvolvido junto à UFRJ pelo curador Philipe F. Augusto. Curador do projeto Primaverinha, proposta de ocupação do pátio do Oi Futuro Flamengo. Colaborador frequente da revista SeLecT, de São Paulo. Já escreveu para a Edições Sesc São Paulo, para o catálogo da exposição Fummés e para o Canal Contemporâneo. Sua prática investiga as relações entre arte, arquitetura e experiência, investindo sobre modos expositivos a partir do cruzamento de diferentes linguagens e disciplinas.

Mediação: Masao Kamita

João Masao Kamita é arquiteto, formado pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em História Social da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura/PUC-Rio e Doutor em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo-FAU-USP. É autor de Vilanova Artigas (Cosac&Naify, 2000), e um dos organizadores de Um Modo de Ser Moderno: Lucio Costa e a crítica contemporânea (Cosac&Naify, 2004). Tem publicado ensaios sobre arte e arquitetura em catálogos e revistas especializadas. Atualmente é professor da PUC-Rio no Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura e nos Cursos de Graduação em História e em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e coordenador do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil.

Data: 09.11.16
Horário: 15:30 às 18:00