>eventos

Simpósio

08.11.16
Ser Urbano 2016 - DIA 2

-16:00-

Outros Lugares

Graziela Kunsch

Artista, educadora, crítica, editora e curadora. Editora da revista Urbânia. Participou da Bienal de São Paulo em duas edições - 29ª Bienal (2010) e 31ª Bienal (2014). Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, recentemente foi professora convidada no programa de pós-graduação “Critical Habitats”, do Royal Institute of Art de Estocolmo, Suécia. Professora do módulo Imagem e Cidade da Escola Pública do Audiovisual de Fortaleza. Foi integrante do Movimento Passe Livre e do coletivo Usina. Atualmente é responsável pela formação de público no projeto Vila Itororó Canteiro Aberto. Site: naocaber.org

-19:00-

Outras Narrativas

Descrever a cidade e a arquitetura que a compõem pela sua estrutura física ou mesmo conceitual é um exercício que o arquiteto tenta praticar ao longo de sua experiência projetual. Porém, a narrativa da cidade e da arquitetura sob outras perspectivas - sendo elas ficcionais como a literatura, factuais como a história, miméticas imaginativas como a fotografia ou mesmo acionais como a arquitetura temporária ou cenográfica – provoca diferentes percepções muitas vezes antes não imaginadas.Os convidados carregam experiências distintas na percepção do olhar urbano não apenas por sua formação profissional, mas também pela vivência em diferentes cidades.

Mauro Restiffe

Mauro Restiffe nasceu em São José do Rio Pardo, em 1970. Formou-se em cinema pela Faap e estudou fotografia no International Center of Photography e na New York University. Suas obras foram expostas, entre outros lugares, no MAC-SP (2011) e na 27ª Bienal de São Paulo. Seu trabalho faz parte de coleções importantes, como as da Tate Modern, do MoMA de São Francisco, de Inhotim e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi indicado ao prêmio BES-Photo de 2011 e, em 2013, foi premiado pela Fundação Conrado Wessel. Expôs no Rio de Janeiro em 2006, na galeria Laura Marsiaj.

Carlos Teixeira

Carlos M Teixeira é formado em arquitetura (EA-UFMG) e mestre em urbanismo (distinction) pela Architectural Association. Fundou o estúdio Vazio S/A, onde desenvolve pesquisas urbanas com grupos interdisciplinares e projetos arquitetônicos. Publicou os livros “Em Obras: História do Vazio em Belo Horizonte” (Cosac Naify, 1999), “O Condomínio Absoluto” (C/ Arte, 2009), “Espaços Colaterais” (como um dos organizadores, Cidades Criativas, 2008), “Entre: Architecture from the Performing Arts” (Black Dog Publishing, 2012), e foi bolsista do programa Virtuose do Ministério da Cultura. Expôs seus trabalhos no Pavillion de l’Arsenal (Paris), Bienal de Arquitetura de Veneza, RIBA (Londres), Victoria & Albert Museum (Londres), Festival International de Metis (Quebec), Bienal de Arte de SP etc.

Antonio Edimilson

Antonio Edmilson Martins Rodrigues é historiador,com livre docência em História do Brasil; professor da PUC-Rio e da UERJ; é especialista na cidade do Rio de Janeiro e publicou vários livros sobre esse tema, entre eles, João do Rio, a cidade e o poeta (Editora da FGV, 2000), Confeitaria Colombo, sabores de uma cidade (Edições de Janeiro, 2013) e A costura da cidade, a construção da mobilidade urbana, Editora Bazar do Tempo, 2016)

Mediação: Michel Masson

Pós-doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura – PPGArq da PUC-Rio com o projeto de pesquisa Mídia-Cidade: a dimensão urbana na arte contemporânea brasileira. Doutor em História [2014] pela PUC-RIO com tese sobre o artista contemporâneo Dan Graham, com período de pesquisa na GSAPP, Columbia University, Nova York, EUA. Mestre em Design [2003] e especializado em História da Arte e Arquitetura do Brasil (2005) pela PUC-RIO. Graduado em Arquitetura e Urbanismo [1999] pela FAU/UFRJ. Como estudante, obteve Menção Honrosa no Prêmio Paviflex [2000]. Como curador, recentemente recebeu o Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais da FUNARTE [2010] com o projeto Newton Cavalcanti. Foi pesquisador [2004-2005] do projeto Arte e Arquitetura Contemporânea e o Debate Crítico no Brasil – 1960 a 1980 [CNPq/FAPERJ]. Atualmente é professor colaborador da PUC-Rio, restaurador de gravura e desenvolve projetos em fotografia e em vídeo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História e Teoria da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte moderna e contemporânea; arte no Brasil e nos EUA; arte, arquitetura e cidade.

Data: 08.11.16
Horário: 16:00 às 22:00
Local: Canteiro Experimental
Informações: serurbano.pucrio@gmail.com

« voltar

arquivo