>eventos

-13:00-

Outras Arquiteturas

Ana Luiza Nobre

Arquiteta (UFRJ), doutora em História (PUC-Rio), professora de Teoria e História da Arquitetura no DAU/PUC-Rio, coordenadora de Pesquisa e Ação Social do Instituto Moreira Salles.

-16:00-

Outros Processos

Diversas ferramentas são introduzidas nos campos do design e da arquitetura todos os anos, mas qual é a influência delas de fato no processo criativo? Estamos resolvendo problemas do passado apenas com métodos mais eficientes, ou com pontos de vista diferentes? São as mesmas questões, ou o campo de atuação mudou tanto que os questionamentos são outros? Mapping, parametricismo, realidade virtual, prototipagem digital, scanneamento 3D, interação, performance. São todas palavras que foram inventadas e/ou ressignificadas nos últimos anos e estão cada vez mais acessíveis. Qual é o impacto dessa disseminação no projeto e na vida, e como a tecnologia pode alterar a nossa percepção da realidade ?

Anne Save de Beaurecueil

Graduada em Arquitetura pela California Polytechnic State University, com Pós-Diploma em Arquitetura Urbana pela Ecole d'Architecture de Paris e mestrado em Advanced Architectural Design: Columbia University. Foi diretora e professora em São Paulo e Rio de Janeiro da Architectural Association Visiting Schools, professora do Diploma Unit 2 Masters – Graduação na Architectural Association School (A.A. School), e Professora Visitante de Pós-Graduação do Pratt Institute. É diretora e sócia do SUBdV Architects, São Paulo.

Andy Carvalho

Motion Designer há 7 anos, Andy Carvalho começou seu contato com as artes gráficas alguns anos antes na Escola de Belas Artes da UFRJ, onde cursava Licenciatura em Ed. Artística.
Sua admiração pelas artes visuais e pela tecnologia o fez encontrar no motion design um ponto de convergência entre suas competências e paixões. Isso também o levou a aprender e trabalhar em funções correlatas, como artista 3D, videomapper, desenvolvedor de realidade virtual e até alguns conhecimentos como game designer.
Desde então, vem trabalhando com diversas empresas e projetos, onde se destaca ter sido um dos designers da equipe que fez as projeções da Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas Rio 2016 através da SuperUber, ter trabalhado como professor de videografismo pelo Senai Rio e ter dirigido a criação e animação do cenário em projeção mapeada da turnê nacional do grupo Palavra Cantada.

Jorge Lopes

PhD em Design Products (Royal College UK). MSc em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Bacharelado em Desenho Industrial (UFRJ). Tecnologista do Instituto Nacional de Tecnologia - MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia , Inovações e Comunicações. .Professor Assistente Conveniado - Departamento de Artes e Design - PUC-Rio. Professor da Pós Graduação - Departamento de Artes e Design - PUC Rio. Coordenador do Núcleo de Exeprimentação Tridimensional - DAD - PUC Rio. Pesquisador Colaborador do Museu Nacional da UFRJ (Laboratório de Processamento de Imagem Digital). Pesquisador Colaborador do Museu do Amanhã.

Mediação: Verônica Natividade

Arquiteta e Urbanista formada pela FAU/UFRJ (2002) e possui mestrado em Projeto de Arquitetura pela FAU/USP (2010). Orientou sua formação complementar para as áreas de arquitetura paramétrica e fabricação digital na Architectural Association em Londres (2010) e no Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, em Barcelona (2012). Atual aluna de doutorado de Engenharia Civil na PUC-Rio. Possui experiência em profissional em projetos de Arquitetura e urbanismo. Seu trabalho tem sido publicado em mostras internacionais de arquitetura e publicações especializadas. Desde 2010 é professora no Curso de Arquitetura da Puc-Rio.

-19:00-

Outros Escritos

Nabil Bonduki

Nabil Bonduki é mestre e doutor em estruturas ambientais urbanas e livre-docente em planejamento urbano pela USP. Professor de arquitetura e urbanismo da Universidade de São Paulo desde 1986. Tem experiência na área de habitação, planejamento urbano e regional, meio ambiente, cultura e educação. Autor de 13 livros publicados.

Em 2012, foi eleito vereador de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com 42.411 votos. Foi o relator e autor do Substitutivo do Plano Diretor Estratégico de São Paulo (2014) e elaborou inúmeros Projetos de Lei. No início de 2015, foi nomeado pelo prefeito Fernando Haddad, Secretário Municipal de Cultura de São Paulo. Na Secretaria de Cultura implementou , entre outras iniciativas, a SPCine, empresa da Prefeitura de São Paulo voltada para o audiovisual, o Carnaval de Rua, o Circuito Municipal de Cultura e fortaleceu a rede de casas de cultura da secretaria.

Data: 07.11.16
Horário: 13:00 às 21:00