>eventos

Conversa

19.09.19 a 19.09.19
EXIBIÇÃO E CONVERSA | Alma da Cidade

Iracema Filmes e o Núcleo Interdisciplinar de Memória, Subjetividade e Cultura (NIMESC), que integra os Departamentos de Psicologia e Artes & Design da PUC-Rio, convidam para a exibição do filme “Alma da Cidade”, no dia 19 de setembro, às 16 h, no Auditório do RDC/PUC-Rio.

Após a exibição haverá uma conversa com Solange Jobim (PUC-Rio/UERJ) Daniel Paes (Iracema Filmes) e convidados: Nilton Gamba Junior (Departamento de Artes & Design / PUC-Rio), Mario Chagas (Diretor do Museu da República / Professor da UNIRIO) Teresa Palazzo Nazar (Escola Lacaniana de Psicanálise do RJ) e Maria Luiza Oswald (Faculdade de Educação da UERJ).

Alma da Cidade é um documentário desenvolvido com base em pesquisa etnográfica, com intervenção da câmara de filmagem mediando o encontro da equipe com os personagens. O fio condutor da história é a potência do olhar como elemento crítico, pois a cidade de Tiradentes, Minas Gerais, assim como tantas outras cidades históricas, vive intensamente o crescimento de atividades turísticas e as contradições que o “progresso” desencadeia na vida de seus moradores. O filme retrata o encontro de moradores locais com a chegada de pessoas que escolheram viver nesta cidade. O tema central é a preservação de um dos maiores patrimônios da humanidade - a memória coletiva.

Data: 19.09.19 a 19.09.19
Local: Auditório do RDC